Nesta quinta-feira (3/10), o Distrito Federal registrou a temperatura mais alta do ano. Os termômetros na Estação de Águas Emendadas, em Planaltina, marcaram 36,8ºC.
O DF passa, neste momento, por uma onda de calor, com temperaturas pelo menos cinco graus acima da média do último mês, que foi de 29ºC.
Além disso, Brasília completou, também nesta quinta-feira (3/10), 163 dias sem chuva. A estiagem prolongada iguala-se à marca histórica do ano de 1963, quando a capital passou a mesma quantidade de dias sem precipitações.
A capital atravessa uma onda de calor com altas temperaturas registradas durante toda a última semana.
De acordo com o Inmet, o clima quente deve se estender pelo fim de semana. No entanto, uma certa nebulosidade é esperada no sábado e no domingo, sinalizando a chegada das aguardadas chuvas, que devem começar na próxima semana.
O Inmet informou ainda que, até a chegada das precipitações, uma massa de ar seco que atua sobre o DF deve manter a umidade relativa do ar mínima abaixo de 15%. Para terça-feira, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas e, entre quarta e quinta-feira, são esperadas chuvas fortes com trovoadas, rajadas de vento e granizo.