A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) emitiu um alerta à população de Santa Maria sobre um homem que estaria se passando por agente de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS-10) para aplicar golpes.
O golpista abordava moradores, pedindo que abrissem o portão de suas casas. Caso o pedido fosse negado, ele ameaçava cancelar o cadastro da pessoa no Sistema Único de Saúde (SUS). A secretaria informou que há relatos de uma família que foi assaltada durante o golpe.
A SES-DF esclareceu que não houve contratação de novos servidores na Região de Saúde Sul e, portanto, os agentes são os mesmos, já conhecidos pela comunidade.
- TCDF dá 30 dias para que GDF programe nomeação de agentes de saúde
- Agentes comunitários de saúde terão nova gratificação
- Dengue: Tribunal de Contas recomenda nomeação de agentes de saúde e vigilância
"Todos os agentes possuem crachá de identificação, com logomarca da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), contendo nome, foto, matrícula e dados funcionais. Os moradores devem exigir o crachá antes de abrir o portão. O agente não pode forçar a entrada na residência nem cancelar o cadastro do usuário", destacou a secretaria.
A SES-DF orienta os moradores que evitem abrir o portão sem confirmação da identidade do agente e desconfiem de abordagens suspeitas. Em caso de dúvida, a recomendação é acionar a polícia pelo número 190.
Para verificar a identidade do agente de saúde, os moradores podem ligar para o número (61) 3449-4428.
Saiba Mais
-
Cidades DF Obituário: 57 funerais no DF e Entorno nesta terça; veja lista
-
Cidades DF União entre PCDF e PF vai enfraquecer crimes cibernéticos na capital
-
Cidades DF Mais de mil alunos do 2º ciclo de 2024 do Renova DF se formam nesta terça (1º)
-
Cidades DF Homem que atropelou e esfaqueou mulher em Arniqueira segue foragido