Para quem gosta de folga, é tempo de comemorar. O mês de novembro traz um respiro de alívio com feriados em dias de semana após uma sequência de feriados terem caído no sábado - Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados. A Proclamação da República, celebrada em 15 de novembro, cairá numa sexta-feira. A outra novidade é que esta será a primeira vez em que o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, em 20 de novembro, será considerado um feriado nacional, numa quarta-feira.
Após o Dia da Consciência Negra, porém, o próximo feriado será somente em 25 de dezembro — em 2024, o Natal será celebrado numa quarta-feira.
Leia também: Correio é finalista no prêmio de Jornalismo Sesc-DF com três reportagens
Para o ano de 2024, foram 10 feriados nacionais e oito pontos facultativos no Distrito Federal. Dos feriados, quatro caíram ou cairão em um sábado. O motivo de tantas folgas "desperdiçadas" é porque 2024 é um ano bissexto, que ocorre a cada quatro anos. Com isso, grande parte dos feriados que dariam para emendar com o final de semana caíram no sábado ou domingo.
A portaria com o calendário oficial de 2024 foi publicada pelo governo federal na edição de 28 de dezembro de 2023 do Diário Oficial da União (DOU).
Leia também: Menino de 10 anos baleado em bar deixa UTI e vai receber alta
Feriados nacionais e pontos facultativos que restam em 2024:
Finados (2 de novembro) – sábado;
Proclamação da República (15 de novembro) – sexta-feira;
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) – quarta-feira;
Natal (25 de dezembro) – quarta-feira
Pontos facultativos no DF:
Véspera do Natal (24 de novembro) terça-feira; ponto facultativo a partir das 14h
Véspera do Ano Novo (31 de dezembro) terça-feira; ponto facultativo a partir das 14h
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br