Com apenas 12 anos, o brasiliense Emanuel Enzo é uma referência no mundo do jiu-jitsu infantil, acumulando 33 medalhas em sua trajetória. Neste domingo (27/10), o campeão brasileiro participa de mais uma competição: o European Kids Jiu-Jitsu, que acontece no Complexo Municipal Desportivo do Casal Vistoso, em Lisboa, Portugal. A participação de Emanuel foi noticiada neste sábado (26/10) pelo Jornal Público do país europeu. Em entrevista ao Correio, a mãe de Emanuel, a manicure Poliana Gerônimo Carvalho, 37 anos, compartilhou a trajetória, as expectativas e os sonhos do filho.
A história do Emanuel começou em São Sebastião (DF), cidade onde ele e a família residem até hoje. Ao final da pandemia, o pequeno começou a frequentar as aulas de jiu-jitsu no Projeto Social Campeão, depois da indicação da irmã, de 15 anos. De uma aula experimental, o esporte logo virou paixão. Com apenas três meses de treino, Emanuel foi convidado a participar de um campeonato brasileiro, onde ocupou a terceira colocação.
De lá para cá, o currículo só tem destaques nacionais. “No Campeonato Brasileiro, ele ficou em terceiro lugar. Em 2023, foi campeão brasileiro. Em 2024 foi vice-campeão. Ele é também multicampeão em Brasília e só vem se destacando”, disse a mãe do atleta.
Mundo afora
Depois de uma jornada de sucesso no Brasil, Emanuel vai brilhar, pela primeira vez, nos tatames internacionais. Para chegar à concretização de mais um sonho em Lisboa, não foi fácil, ressalta a mãe. A viagem foi oferecida pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF e os custos com a hospedagem partiu de um tio. O familiar conhecia o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, que concedeu a estadia na residência oficial.
“Tivemos ajuda de muitas pessoas para chegar até aqui. Fizemos três rifas, temos um patrocinador que nos ajuda mensalmente. Ganhamos um computador para colocá-lo na rifa para auxiliar”, conta Poliana.
Segundo a mãe, a experiência internacional do filho pode abrir portas no mundo do esporte, incluindo patrocínios. Ela ainda elogia e agradece o trabalho desempenhado pelo Projeto Social Campeão, de São Sebastião. “Essa iniciativa é muito importante para as nossas crianças, que foi fundada pelo professor Adalberto e tem tirado muitas crianças da rua e capacitado vários atletas de alto rendimento.”
Emanuel vai competir em Portugal neste domingo às 11h15 (horário de Brasília).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br