A Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) prestou por meio de nota solidariedade a familiares e amigos de Vladimir de Carvalho, cineasta e Professor Emérito da UnB, que faleceu nesta quinta-feira (24/10).
“O cinema brasileiro e a UnB perderam hoje um de seus maiores expoentes. Vladimir Carvalho, cineasta e documentarista paraibano, faleceu deixando um legado inestimável para a cultura nacional. Reconhecido por sua sensibilidade em retratar a realidade social e política do país, Vladimir dedicou sua vida a registrar momentos cruciais da história brasileira, com uma carreira que se estendeu por mais de seis décadas”, detalhou em nota.
- Reitora da UnB lamenta morte de Vladimir Carvalho: "defensor da universidade"
- Governador da Paraíba lamenta a morte do cineasta Vladimir Carvalho
- Cine Brasília posta homenagem a Vladimir Carvalho nas redes sociais
O cineasta de 89 anos sofreu um infarto em 5 de outubro e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Santa Helena, onde foi entubado. Ele chegou a ser extubado e estava consciente, fazendo hemodiálise e com a perspectiva de sair da UTI em breve, mas o sistema renal parou de funcionar.
A Fac enfatizou que Vladimir Carvalho foi um dos pioneiros do Cinema Novo e que ao longo de sua trajetória, dirigiu mais de 20 filmes, muitos deles premiados em festivais nacionais e internacionais.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br