Manter um estilo de vida saudável e reforçar o autocuidado são medidas cruciais para evitar doenças como o câncer de mama. Em evento promovido pelo Correio nesta quinta-feira (24/10), Karimi Amaral, médica mastologista do Hospital DF Star, falou sobre a importância dos ensinamentos de prevenção e acompanhamento em todas as faixas etárias.
- Leia também: Câmeras registram momento que pai e filha são executados; veja vídeos
- Leia também: Outubro Rosa: desafios e avanços no combate ao câncer de mama; assista
A médica ressalta que, mesmo jovem, é importante se atentar a qualquer tipo de alteração na mama. “Sempre que tiver uma mudança, deve-se procurar o médico para uma avaliação. Temos de entender que os ensinamentos de prevenção devem ser repassados para todas as faixas etárias, sejam adolescentes, jovens, adultas e idosas.”
Fila
O Distrito Federal tem uma fila de espera de 14 mulheres que serão submetidas à cirurgia de câncer de mama. O dado foi repassado pela secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.
- Leia também: Gotinha contra poliomielite é substituída por vacina injetável em novembro
- Leia também: O impacto emocional das pacientes com câncer de mama é discutido em debate
Das 14 mulheres que estão na fila de espera, quatro delas estão em vermelho. Além disso, outras 917 pessoas do sexo feminino foram direcionadas para a mamografia.
Debate
O debate ocorre no mês escolhido para a conscientização e atenção ao diagnóstico precoce da doença, o Outubro Rosa. Serão dois painéis, cada um com a participação de três especialistas: o primeiro abordará o tema Diagnóstico e Fatores de Risco e o segundo discutirá Tratamento e Pós-Câncer.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br