DEBATE OAB-DF

"IA não vem substituir, mas auxiliar", afirma Everardo Gueiros

Os candidatos à presidência da OAB-DF participam de debate promovido pelo Correio Braziliense, em parceria com a TV Brasília. No primeiro bloco, Everardo Gueiros respondeu a um questionamento do jornalista Lucas Móbille e, no segundo, a uma questão formulada pela candidata Cris Damasceno

Everardo Gueiros e Cris Damasceno no debate dos candidatos à presidência da OAB-DF -  (crédito: Minervino Júnior/CB/DA.Press)
Everardo Gueiros e Cris Damasceno no debate dos candidatos à presidência da OAB-DF - (crédito: Minervino Júnior/CB/DA.Press)

No primeiro bloco do debate do Correio Braziliense, em parceria com a TV Brasília, promovido na noite desta terça-feira (22/10) os candidatos à presidência da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) responderam questionamentos de jornalistas dos dois veículos.

Perguntado pelo jornalista Lucas Móbille, da TV Brasília, acerca do advento da Inteligência Artificial (IA) e as estratégias para que o sistema não prejudique novos advogados, Everardo Gueiros respondeu que a IA vem para auxiliar advogados bem preparados, mas ressaltou que é preciso haver diálogo entre a OAB-DF e profissionais do direito, antes que novas tecnologias sejam aplicadas. 

"Não é só a IA, há muitas outras tecnologias que foram embarcadas em nosso exercício profissional sem ouvir a advocacia, exatamente porque a OAB-DF perdeu o protagonismo, só age de forma reativa. Nós precisamos de uma Ordem que trabalhe com proposições, que converse, por exemplo, com o Poder Judiciário. Nós somos o maior cliente do Poder Judiciário e o tempo todo ele muda as regras do jogo, inclui novas tecnologias, e a advocacia não é ouvida", criticou. 

No segundo bloco, os próprios candidatos fizeram perguntas entre si. Cris Damasceno escolheu Everardo Gueiros para responder ao seu questionamento sobre como a OAB-DF ajudará, caso Everardo vença o pleito, advogados experientes e recém-formados a captarem novos clientes. 

Em resposta, Everardo Gueiros respondeu que o sistema OAB-DF tem várias maneiras de ajudar os profissionais do direito. "A começar pelos estudos, Escola Superior de Advocacia e depois, verdadeiramente, voltar à FAJ (Fundação de Assistência Judiciária ), para ensinar à advocacia iniciante o que se deve fazer como advogado, passando por uma reestruturação e uma verdadeira residência jurídica", disse. 

 

 

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 22/10/2024 22:18 / atualizado em 22/10/2024 22:55
x