O Correio Braziliense, em parceria com a TV Brasília, realiza na noite desta terça-feira (22/10) o primeiro debate entre os candidatos à presidência da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Com presença dos postulantes Paulo Maurício-Poli, Cléber Lopes, Everardo Gueiros, Cris Damasceno e Karolyne Guimarães, o embate, que ocorre entre 20h40 e 22h20, será transmitido ao vivo na TV Brasília e nas redes sociais do Correio.
Acompanhe ao vivo:
O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro, jornalistas do Correio e da TV Brasília farão perguntas aos candidatos, com a possibilidade de outro candidato comentar as respostas. No segundo e terceiro blocos, os próprios candidatos farão perguntas entre si. O debate será encerrado com as considerações finais, momento em que cada candidato poderá apresentar propostas e deixar uma mensagem final aos eleitores.
Presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado ressalta que, mais uma vez, o Correio e a TV Brasília abrem espaço para uma discussão plural, desta vez, entre os candidatos à presidência da OAB-DF. “Aguardo um debate de altíssimo nível, que possa esclarecer, aos aos eleitores, quais são as propostas de cada um dos candidatos”, comenta.
Gerente de jornalismo da TV Brasília, Patrício Macedo destaca a iniciativa do Correio. “Graças a isso, somos uma das únicas emissoras de TV aberta a promover esse tipo de debate”, observa. “Isso demonstra a preocupação de um grupo em se manter atualizado com as questões locais, gerando conteúdo de qualidade, com relevância e o pioneirismo de quem nasceu junto com a cidade”, avalia Macedo.
A eleição
O novo ou a nova presidente da OAB-DF será escolhido(a) em 17 de novembro, em uma eleição on-line, que ocorrerá das 10h às 18h. No total, cinco chapas, que tiveram até a última sexta-feira para serem registradas, concorrem ao cargo e a vencedora será aquela que obtiver a maioria dos votos válidos.
As chapas respeitam a paridade de gênero e, além disso, são compostas por 30% de candidatos(as) negros(as). Elas poderão nomear representantes para fiscalizar a votação, até 15 de novembro, e o sistema será auditado por uma empresa independente. Uma demonstração da plataforma será realizada antes das eleições.
Quem pode votar
O colégio eleitoral que vai escolher o próximo ou a próxima presidente da OAB-DF é composto por todas as advogadas e advogados inscritos, que estejam em dia com o pagamento das anuidades, sendo facultativo o voto dos advogados maiores de 70 anos. Ficam de fora os advogados(as) licenciados(as). Todos que desejavam votar tiveram até a última sexta-feira para regularizar a situação financeira.
Neste ano, o pleito será realizado exclusivamente pela internet. O site será liberado próximo à data da eleição, com criptografia e medidas de segurança para garantir o sigilo e a integridade dos votos. A autenticação será feita via certificado digital, biometria facial ou verificação por SMS ou e-mail.
A Seccional do Distrito Federal foi pioneira na implementação do sistema, que estreou em 2021. Naquele ano, 29.572 advogados participaram do pleito, número que representa 81,29% dos eleitores aptos. A chapa vencedora recebeu 12.328 votos válidos, 41% desse total. O Correio apurou que, para esta eleição, pouco mais de 40 mil advogados do Distrito Federal estão aptos a votar.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br