Advocacia

Debate reforça tradição e auxilia eleitores em pleito na OAB-DF

Disputa entre candidatos à presidência da Seccional ocorre nesta terça-feira (22/10) e terá transmissão ao vivo pela TV Brasília e principais redes sociais do Correio, incluindo as contas oficiais do jornal no Facebook e YouTube

Da direita para a esquerda: Paulo Maurício, Cléber Lopes, Everardo Gueiros, Cris Damasceno e Karolyne Guimarães. -  (crédito: Correio Braziliense )
Da direita para a esquerda: Paulo Maurício, Cléber Lopes, Everardo Gueiros, Cris Damasceno e Karolyne Guimarães. - (crédito: Correio Braziliense )

Com a aproximação da eleição que escolherá o próximo ou a próxima presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), o Correio Braziliense, em parceria com a TV Brasília, promove o primeiro debate entre os candidatos. O evento ocorre nesta terça-feira (22/10), às 20h40, e terá transmissão ao vivo pela TV Brasília e principais redes sociais do Correio, incluindo as contas oficiais do jornal no Facebook e YouTube.

Presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado disse que o debate é importante pela relevância que a entidade tem, como defensora da advocacia, dos direitos humanos, da Constituição e do devido processo legal. "O Correio, como é de hábito, pretende auxiliar os eleitores, no caso, as advogadas e advogados, a tomarem uma decisão sobre a melhor opção para comando da OAB-DF nos próximos três anos", ressaltou.

O gerente de jornalismo da TV Brasília, Patrício Macedo, afirmou que a iniciativa "reforça a tradição de um grupo que há 64 anos segue sintonizado com os fatos, tendências e os anseios de um povo e uma cidade em constante evolução."

O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro, jornalistas do Correio e da TV Brasília farão perguntas aos candidatos, com a possibilidade de outro candidato comentar as respostas. No segundo e terceiro blocos, os próprios candidatos farão perguntas entre si. O debate será encerrado com as considerações finais, momento em que cada candidato poderá apresentar propostas e deixar uma mensagem final aos eleitores.

Quem vota?

O colégio eleitoral que vai escolher o próximo ou a próxima presidente da OAB-DF é composto por todas as advogadas e advogados inscritos, que estejam em dia com o pagamento das anuidades, sendo facultativo o voto dos advogados maiores de 70 anos. Ficam de fora os advogados(as) licenciados(as). Todos que desejavam votar tiveram até a última sexta-feira para regularizar a situação financeira.

Neste ano, o pleito será realizado exclusivamente pela internet. O site será liberado próximo à data da eleição, com criptografia e medidas de segurança para garantir o sigilo e a integridade dos votos. A autenticação será feita via certificado digital, biometria facial ou verificação por SMS ou e-mail.

A Seccional do Distrito Federal foi pioneira na implementação do sistema, que estreou em 2021. Naquele ano, 29.572 advogados participaram do pleito, número que representa 81,29% dos eleitores aptos. A chapa vencedora recebeu 12.328 votos válidos, 41% desse total. O Correio apurou que, para esta eleição, pouco mais de 40 mil advogados do Distrito Federal estão aptos a votar.

A eleição

O novo ou a nova presidente da OAB-DF será escolhido(a) em 17 de novembro, em uma eleição on-line, que ocorrerá das 10h às 18h. No total, cinco chapas, que tiveram até a última sexta-feira para serem registradas, concorrem ao cargo e a vencedora será aquela que obtiver a maioria dos votos válidos.

As chapas respeitam a paridade de gênero e, além disso, são compostas por 30% de candidatos(as) negros(as). Elas poderão nomear representantes para fiscalizar a votação, até 15 de novembro, e o sistema será auditado por uma empresa independente. Uma demonstração da plataforma será realizada antes das eleições.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 21/10/2024 20:57 / atualizado em 21/10/2024 21:00
x