METEOROLOGIA

Tempo instável: DF registra chuvas intensas e temperatura amena

Nesta segunda (21), a umidade relativa do ar fica entre 60% e 95%; temperatura máxima deve bater os 25ºC. Confira cuidados para os momentos de pancadas de chuva e trovoadas

Bom dia, Brasília. Tempo segue estável, com previsão de chuvas isoladas -  (crédito: ED ALVES)
Bom dia, Brasília. Tempo segue estável, com previsão de chuvas isoladas - (crédito: ED ALVES)

Bom dia, brasiliense! Nesta segunda-feira (21/10), o céu amanheceu bastante encoberto por nuvens e tempo fechado, indicando que o dia será de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região está sob alerta laranja, que indica perigo para precipitações.

No Plano Piloto, a temperatura mínima foi 18ºC e a máxima deve chegar a 25ºC. A umidade também fica entre 60% e 95%. Podem ocorrer rajadas de vento de fracas a moderadas. Para os três próximos dias, a previsão de chuva e tempo mais ameno permanece. A partir de quinta (24), as temperaturas devem voltar a subir, variando de 27ºC a 28ºC. 

Cuidados

Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) recomenda que não se utilize equipamentos elétricos, evite tomar banho durante as pancadas de chuva, não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica, evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia, mantenha-se sempre calçado e, antes da tempestade, desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.

Na rua, também valem alguns cuidados, como procurar abrigo, não se expor à chuva, não ficar embaixo de árvores e evitar locais próximos à rede elétrica. Uma dica é manter-se no interior do carro, um local isolado e seguro. Interessados em receber alertas das condições meteorológicas, emitidos pela subsecretaria, precisam apenas enviar o CEP, por SMS, ao número 40199.
Para os motoristas, o conselho, em casos de tempestades, são: redobrar a atenção, reduzir a velocidade, aumentar a distância de seguimento e conferir o estado dos pneus. Checar o funcionamento do limpador de para-brisa e as condições da borracha também são medidas essenciais. Sob chuva forte, é recomendado o uso do farol baixo, pois a luz alta reflete nas gotas de água e prejudica a visibilidade, além de não iluminar o caminho como deveria e ainda atrapalhar a visão de outros usuários da via.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 21/10/2024 08:33 / atualizado em 21/10/2024 08:34
x