Tempo

Chuva forte é registrada no DF na tarde desta quarta-feira (16/10)

De acordo com o Inmet, a capital está sob alerta amarelo para chuvas intensas, podendo registrar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia

Plano Piloto recebeu chuva, na tarde desta quarta-feira (16/10) -  (crédito: Minervino Júnior)
Plano Piloto recebeu chuva, na tarde desta quarta-feira (16/10) - (crédito: Minervino Júnior)

O período de estiagem terminou e o Distrito Federal tem registrado chuvas quase que diariamente. Nesta quarta-feira (16/10) não foi diferente. Um vídeo enviado ao Correio mostra que chovia forte no Gama, por volta das 12h30. Chove também no centro de Brasília.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação instalada na região registrou 5,2 mm de chuva, às 15h. No mesmo horário, as estações meteorológicas de Brasília (25 mm) e Brazlândia (0,2 mm) também registraram chuvas.

Ainda segundo o instituto, a tarde no DF deve ser de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas. Além disso, os ventos devem soprar com rajadas de fracas a moderadas. A umidade relativa do ar pode chegar a 90%.

A capital do país está sob alerta amarelo para chuvas intensas, desde às 10h desta quarta-feira (16/10), de acordo com Inmet. O aviso, que significa perigo potencial, deve se estender até às 10h de quinta-feira (17/10).

Segundo o instituto, o alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, junto a ventos de até 60 km/h. Também há o risco, mesmo que baixo, para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

  • Plano Piloto recebeu chuva, na tarde desta quarta-feira (16/10)
    Plano Piloto recebeu chuva, na tarde desta quarta-feira (16/10) Minervino Júnior
  • Plano Piloto recebeu chuva, na tarde desta quarta-feira (16/10)
    Plano Piloto recebeu chuva, na tarde desta quarta-feira (16/10) Minervino Júnior
  • No Plano Piloto também houve o registro de chuva, na tarde desta quarta-feira (16/10)
    No Plano Piloto também houve o registro de chuva, na tarde desta quarta-feira (16/10) Minervino Júnior

Por isso, o Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, não é aconselhável se abrigar debaixo de árvores, por causa do risco de queda e descargas elétricas.

Além disso, não se recomenda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Aparelhos eletrônicos também não devem ser utilizados enquanto estiverem ligados à tomada.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 16/10/2024 15:18 / atualizado em 16/10/2024 17:24
x