INSCRIÇÕES

Solicitação para estudantes PCDs mudarem de escola começa nesta quarta

Solicitações para que estudantes com deficiência da rede pública do DF mudem de escola deverão ser feitas diretamente na unidade escolar onde os alunos estão registrados

A solicitação deverá ser feita diretamente na unidade escolar onde os alunos estão registrados -  (crédito:  Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)
A solicitação deverá ser feita diretamente na unidade escolar onde os alunos estão registrados - (crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

O prazo para as solicitações para o remanejamento escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal de estudantes com deficiência, altas habilidades e superdotação, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtornos Funcionais Específicos (TFEs) começa nesta quarta-feira (16/10). Pelo calendário da Secretaria de Educação, os pedidos poderão ser feitos até o dia 30 de outubro. O DF conta com 19.799 estudantes com necessidades específicas e 14.803 com transtornos funcionais. 

A solicitação deverá ser feita diretamente nas unidades escolares nas quais os alunos estão registrados. Na ocasião, os pais ou responsáveis deverão preencher um formulário com dados do estudante e do responsável e informações sobre a regional de ensino atual e a desejada, além da indicação do turno de preferência.

Leia também: Motorista tenta subornar agente da PRF oferecendo R$150

O remanejamento é um procedimento interno que permite ao estudante, regularmente matriculado, no ano letivo de 2024, a mudança para outra unidade escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal mais próxima da residência, do trabalho ou de preferência do estudante ou de seu responsável.

Na hora de preencher a documentação, é preciso estar atento ao tipo de atendimento e serviço que são oferecidos pela escola desejada. No caso dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) é necessária apresentação de, caso existam, novos laudos ou diagnósticos.

“É muito importante que a comunidade escolar esteja bem atenta a essas datas para que os prazos não sejam perdidos. Na hora de fazer a solicitação, é preciso que o pai ou o responsável verifique se a escola pretendida para o ano letivo de 2025 de fato possui o atendimento específico que o filho precisa”, destaca Francis Ferreira, subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação do DF.

Leia também: Redução da conta de luz será em média de 3% a partir de 22 de outubro

O resultado das solicitações será divulgado no site da secretaria, no dia 30 de dezembro, a partir das 18h. É responsabilidade do pai ou do responsável checar as informações sobre o resultado do processo.

De acordo com a Secretaria de Educação, o Distrito Federal conta com 19.799 estudantes com necessidades específicas e 14.803 com transtornos funcionais, como discalculia, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), disortografia, entre outros.

Leia também: Mulher morre após ser atropelada por ônibus em Águas Claras

Ensino regular

A solicitação de remanejamento de estudantes do ensino regular que já estão matriculados na rede pública de ensino e que desejam mudar de escola também deverá ser realizada diretamente na unidade escolar na qual o estudante está matriculado. Nesse caso, o prazo para as solicitações será entre os dias 4 e 14 de novembro. O resultado também será divulgado em 30 de dezembro, no site da Secretaria de Educação.

*Com informações da Agência Brasília 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 16/10/2024 11:38
x