Cinquenta mulheres mastectomizadas e outras 15 pacientes serão submetidas, gratuitamente, a cirurgias de reconstrução mamária e outros procedimentos. O projeto é uma parceria da Secretaria de Saúde (SESDF) com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Nesta terça (15/10), às 19h, no estacionamento da Oncologia no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), ocorrerá uma cerimônia para homenagear idealizadores e participantes do projeto. Os procedimntos cirúrgicos foram iniciados nesta segunda (14/10) e terminam neste sábado (19/10), no HRT.
O evento, que integra o Outubro Rosa, conta com mais de 70 médicos à disposição das mulheres que sofrem com a doença. As pacientes farão procedimentos como a micropigmentação, uma das opções utilizadas para reconstruir as aréolas dos seios. A técnica de cirurgia plástica da SESDF Izabelle Montanha afirmou que a iniciativa contribuirá para diminuição da fila de pacientes que aguardam o procedimento cirúrgico.
Durante a cerimônia, serão exibidos vídeos de depoimentos de mulheres que passaram pelo tratamento e estão curadas, além de apresentações artísticas de pacientes. No fim de outubro, entre os dias 21 e 25, outras 10 mulheres devem passar pela cirurgia de reconstrução mamária no Hospital Regional de Ceilândia.
A rede pública do DF conta com 10 mamógrafos para que o fluxo de atendimento seja rápido e eficiente. De janeiro a agosto deste ano, foram realizadas mais de 16 mil mamografias, uma média de 2 mil exames por mês.
Com informações da Secretaria de Saúde.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br