Neste domingo (6/10), logo após o Distrito Federal registrar o dia mais quente do ano, chegando a 37,5ºC, no Gama e com umidade em torno de 15%, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal registrou, até às 11h, 16 ocorrências de incêndio em vegetação.
No momento da divulgação, a corporação estava atuando no combate de 10 incêndios que ainda estavam ativos, sendo o fogo nas regiões de Samambaia, Ceilândia, Guará, Gama e Planaltina.
Os focos de incêndio, unidos às altas temperaturas e a baixa umidade, pioram a qualidade do ar e a sensação de abafamento que toma conta da cidade, inspirando cuidados especiais com relação a hidratação e proteção contra o calor.
Neste domingo, aumentando ainda mais os recorde de maior período de estiagem da história, a capital chega aos 167 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tão esperadas gotas de chuva estão previstas apenas para a próxima quarta-feira e apenas precipitações isoladas. Parece que os temporais ainda vão demorar um pouco para chegar e aliviar os brasilienses.
Além do calor, que está batendo recordes diariamente, a umidade segue muito baixa, entre 12% e 15%, longe dos 60% considerados ideais.
Cuidados
Manter boa hidratação, umedecer as narinas e os olhos com soro fisiológico, utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade, não praticar atividades físicas no período de calor, dar preferência a refeições leves e se proteger do sol.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br