Em Planaltina, município de Goiás, os eleitores chegaram cedo para escolher seus candidatos neste domingo (6/10). A votação para o primeiro turno ocorre das 8h às 17h, no horário de Brasília, porém, mais de 80 votantes já se concentravam na fila às 7h30.
- Leia também: Eleições municipais são alicerce da nossa democracia
E, mesmo quem não tem a obrigatoriedade de votar, decidiu exercer a cidadania. Na Escola Municipal Marlene Mariano Cardoso, localizada no bairro Jardim das Palmeiras, a aposentada Francisca de Lima, ocupa o primeiro lugar na fila. Aos 94 anos, ela contou que o ato de votar é uma tradição. "Desde que as mulheres conquistaram o direito se votar, eu voto. Vou fazer isso enquanto estiver viva", relatou a idosa, que chegou ao colégio eleitoral às 6h30.
Francisca espera que nessa próxima gestão ocorram melhorias na rede de esgoto, no asfalto e no fornecimento de energia elétrica, muitas vezes falho.
Para o aposentado Iranir Xavier, 74, a expectativa é que o transporte público receba maior atenção dos próximo prefeito. "Infelizmente, os ônibus são caros, em pouca quantidade e de má qualidade", desabafou.
- Leia também: Planaltina (GO): Propostas para fazer melhorias
O idoso revelou que o dia de votação é a oportunidade para encontrar amigos de longa data. Sentado em um banco, ele disse que também chegou às 6h30. "Tem amigos que a gente só encontra aqui na fila durante as eleições", contou o morador, que há 40 anos reside no Jardim das Palmeiras.
Confira fotos:
Planaltina (GO)
A região, que conta com 67058 votantes, distribuídos em 209 seções, tem na disputa para prefeito cinco candidatos: delegado Cristiomário (Coligação Planaltina Seguindo em Frente), atual prefeito; Denis Franco (PRD); Eva Márcia (Um Novo Tempo); Ingrith Matias (PODE); e professor Zenilton (Unidos por Uma Planaltina Melhor).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br