Durante todo o mês de outubro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer oferecerá 100 exames de mamografia para mulheres, em parceria com o Laboratório Sabin. A campanha foi lançada nessa terça-feira (1º/10) e contará com uma série de iniciativas voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama.
As mulheres que desejam participar devem ter mais de 45 anos ou, caso sejam mais jovens, apresentarem sintomas ou histórico familiar de câncer de mama. O cadastro das interessadas será realizado na sede da Rede Feminina, localizada dentro do Hospital de Base, próximo ao Laboratório de Anatomia Patológica. O horário de atendimento é das 8h às 17h, ou até que as vagas sejam preenchidas. “Não haverá triagem social. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada”, informou Larissa Bezerra, coordenadora da rede.
“A Rede Feminina é referência no apoio a pacientes com câncer de mama, principalmente no mês de outubro, oferecendo palestras e informações sobre o tratamento e enfrentamento da doença”, explicou. A parceria com o Laboratório Sabin envolve a doação de exames e a primeira consulta para aquelas que apresentarem resultados significativos.
“Se a paciente estiver dentro das regras e não tiver sintomas, pode vir sem o pedido médico. No entanto, se houver algum sintoma ou se a paciente for menor de 45 anos, é necessário apresentar um relatório e o pedido do mastologista”, destacou Larissa.
A coordenadora informou que, nos últimos anos, em campanhas semelhantes, a rede distribuiu até 500 mamografias. "Acreditamos que as 100 vagas disponíveis hoje podem ser preenchidas rapidamente”, completou.
*Com informações do IgesDF
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br