previsão do tempo

Setembro se despede sob calor intenso e sem previsão de chuva em Brasília

Mês registrou as maiores temperaturas do ano. Em outubro, as precipitações devem ser mais intensas e frequentes a partir da terceira semana. Termômetros podem bater os 34ºC nesta segunda (30/9)

Bom dia, brasiliense! Nesta segunda-feira (30/9), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de sol entre poucas nuvens, altas temperaturas e baixa umidade. Diferentemente do fim de semana, no qual foram registradas chuvas pontuais no Distrito Federal, esta semana deve ser de calor e seca, sem expectativa de precipitações. Os termômetros devem bater até 36ºC nos próximos dias. 

Setembro ficou marcado como o mês que registrou as maiores temperaturas do ano, batendo o recorde de 36,5°C na última sexta (27), enquanto o DF estava sob uma onda de calor. Também foram diários os alertas de baixa umidade, que chamaram atenção para a necessidade de hidratação intensa e cuidado no manejo do fogo. 

Mais uma vez sob alerta laranja, que indica perigo potencial à saúde devido à seca, o Quadradinho deve bater a umidade mínima de 15%, enquanto a máxima chegou a 80% durante a manhã. No Paranoá foi registrada temperatura mínima de 18°C; a máxima deve chegar os 35ºC. No Plano Piloto, a temperatura mínima foi 19ºC e a máxima deve chegar a 32ºC. A umidade fica entre 20% e 70%.

Nesse contexto de baixa umidade, a recomendação, portanto, é prezar pela saúde, evitando sair de casa sem protetor solar e com a garrafinha de água. Vista roupas leves e evite atividades físicas durante as horas mais quentes do dia — das 10h às 16h. Além disso, é preciso ter atenção ao manuseio de fogo, para evitar mais incêndios e queimadas.

Mais Lidas