Maus-Tratos

Policiais resgatam oito cães que eram mantidos em gaiolas

Animais ficavam parte do dia presos em uma gaiola exposta diretamente ao sol, sem água ou comida

Oito cães, sendo dois adultos e seis filhotes, foram resgatados de condições de maus-tratos na invasão de Nova Jerusalém, nesta terça-feira (26/9). A ação foi realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/CEPEMA). Testemunhas relataram que os animais passavam parte do dia presos em uma gaiola, onde não teriam acesso a água ou a comida. Os cachorros foram encontrados pelos policiais com sinais de desidratação, febre e pulgas.

Um dos cães adultos estava acorrentado ao sol, exposto a uma temperatura superior a 35 graus, sem acesso a água ou a alimento. O outro cão adulto estava preso em uma corrente curta dentro de um barraco escuro, sem janelas, em meio a fezes, também sem água ou ração. Ambos os adultos estavam infestados de pulgas e severamente desidratados, sendo necessário o uso de soro após serem encaminhados ao Hospital Veterinário Público (HVEP).

O tutor dos animais e um vizinho foram presos em flagrante por crime de maus-tratos, conforme previsto no artigo 32, parágrafo 1-A, da Lei 9.605/1998. Os animais receberam atendimento médico-veterinário e, em seguida, foram levados para lares temporários. 

A DRCA/Cepema salientou a necessidade urgente de voluntários dispostos a oferecer lares temporários para animais resgatados. Interessados em colaborar podem entrar em contato diretamente com a delegacia para mais informações.

*Com informações da PCDF

Mais Lidas