meio ambiente

Flores desabrocham em área devastada pelas queimadas, próximo à Torre de TV

Algumas flores brotaram em meio ao cenário de pós-queimadas na Área de Proteção Ambental do Lago Paranoá

As queimadas na vegetação próxima à Torre de TV, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá, deixaram sinais de devastação do meio ambiente. Mesmo assim, no local, algumas flores desabrocharam e ganharam destaque em meio ao cenário de degradação. As plantas que brotaram são conhecidas como Amarilis do Cerrado, ou lírio do campo. Algumas dessas flores amarelas se misturam a árvores secas, troncos caídos e restos de fuligem. O registro da flor foi feito pelo fotógrafo amador Matheus Ferreira.

Especificamente nas áreas de vegetação nativa, essa recuperação natural após a passagem de incêndios tende a ser natural. Algumas vegetações se regeneram sozinhas, enquanto outras necessitam de um novo plantio. Entretanto, cada local deve ser avaliado após a passagem do fogo, de acordo com a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Marcela Verciani. 

Para amenizar o período de incêndios e seca, o Instituto Brasília Ambiental contratou 150 brigadistas para atuar em 12 bases. Caso queira  denunciar incêndios florestais, é necessário ligar no 193, canal de emergência do CBMDF.  Em queimadas nas unidades de conservação, deve-se acionar o Ibram, no número (61) 9224-7202.

Combate a incêndios florestais

193 (Corpo de Bombeiros)
(61) 9224-7202 (Instituto Brasília Ambiental)

Informações sobre autores de incêndios florestais
190 (Polícia Militar)
197 (Polícia Civil)

Com informações da Agência Brasília

Mais Lidas