Olhar para si mesmo pode identificar adoecimento mental

Joyce Avelar comenta sobre a importância de debater sobre saúde mental e de olhar para o cotidiano

Na tarde desta terça-feira (24/9), o Correio promove debate sobre a temática “Saúde Mental: uma conversa sobre qualidade de vida e bem-estar”. O primeiro painel fala sobre prevenção, percepção e tratamento em saúde mental. A mestre em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília (UnB) falou sobre a importância desse debate e deu dicas de como as pessoas podem perceber que estão adoecendo mentalmente.

"É importante pensar que a saúde mental não tem que ser discutida somente no Setembro Amarelo, mas que é um tema que permeia nosso cotidiano, nosso dia a dia e está diretamente ligada ao nosso bem-estar", destaca Joyce Avelar.

A especialista explica que olhar para si, o cotidiano e as relações com outras pessoas pode ser um passo importante para identificar um adoecimento mental. "A maior parte da população brasileira vive um cotidiano muito massacrante, em que pensar sobre saúde mental, pensar sobre o próprio bem-estar, às vezes vai ficando em segundo plano", pontua.

Programação

O segundo painel terá como tema o “SUS e a rede de atenção psicossocial”. Encerrando os trabalhos, autoridades e especialistas vão discutir sobre “Saúde mental no Brasil e os impactos da atualidade”.

 *Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado

 

Mais Lidas