Depois de quatro dias, a qualidade do ar em Brasília passou de insalubre e moderada para boa nesta quinta-feira (19/9). Segundo a plataforma internacional IQAir, a concentração de partículas do tipo PM 2,5 atualmente atende as diretrizes da Organização Mundial da Saúde.
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) pontua que as partículas do tipo PM2,5 são um tipo de poluente atmosférico com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros. Elas podem ser inaladas e penetrar na região torácica do sistema respiratório — podendo causar problemas de saúde. Para a OMS, o número de partículas que representa "nível seguro” de PM 2,5 é cinco microgramas por metro cúbico.
- Leia também: Contaminação do ar eleva risco de AVC, mostra estudo
Na terça-feira (17/9), o DF registrou concentração de poluentes 11,1 vezes maior do que o valor anual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já o índice de qualidade do ar na capital era insalubre para grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. O céu da capital estava encoberto de fumaça por causa do incêndio que atingiu o Parque Nacional desde domingo (15/9).
Na quarta-feira (18/9), o índice foi considerado moderado, mas a concentração de PM 2,5 ainda continuava acima do recomendado.
Saiba Mais
-
Cidades DF PMDF prende homem que ateou fogo na vegetação em Planaltina
-
Cidades DF Policiais militares prendem dois suspeitos por furto de cabos na Asa Sul
-
Cidades DF Faccionado do CV envolvido em tribunal do crime é preso em espetinho do DF
-
Cidades DF Crônica da cidade: Gente como a gente
-
Cidades DF Formosa: agronegócio e limpeza urbana na pauta
-
Cidades DF Choveu em Águas Lindas de Goiás na noite desta quarta-feira (18/9); veja vídeo