Os moradores de Brasília ficaram impressionados com o paredão de fumaça provocada por um incêndio florestal que começou domingo (15/9), às 11h20, na Granja do Torno e se alastrou para o Parque Nacional de Brasília. Dois bombeiros sofreram ferimentos. Até a última atualização desta reportagem, as chamas haviam atingido 1,2 mil hectares de Cerrado, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela área. Hoje, o DF completa 146 dias sem chuva, a terceira pior seca da capital.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) informou, por meio de suas redes sociais, que dois bombeiros militares ficaram feridos durante a operação de combate ao fogo. Eles foram encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). “Estamos atentos às queimadas ocorridas hoje (...). Graças a Deus, os ferimentos dos bombeiros foram leves. Cerca de 80 pessoas continuam no combate aos focos. Pedimos que todos colaborem, evitem o descarte irregular de materiais, não queimem folhas secas e entulho e ajudem na prevenção”, pediu Ibaneis.
Ao Correio, o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer, destacou a importância da preparação para o combate a incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. “A primeira coisa que tem que ficar bem clara no combate ao incêndio florestal é que ele prejudica muito a qualidade do ar, com as fuligens e a fumaça, além da baixa umidade típica de Brasília nessa época. Essa poluição acaba causando muitas infecções e doenças respiratórias”, explicou.
Nemer ressaltou que o combate às queimadas não se restringe apenas ao momento do fogo. “Temos que preparar tudo, fazer os aceiros, utilizar os equipamentos adequados”, afirmou. Segundo ele, o Instituto Brasília Ambiental tem conseguido contratar brigadistas temporários, desde agosto, para realizar a prevenção e equipar os profissionais “Este ano, conseguimos fazer todo o preparo necessário para diminuir a possibilidade de incêndios de grande proporção”, detalhou.
“Temos que fazer um período de prevenção, porque todo o ano tem seca e, consequentemente, incêndios. É necessário termos brigadistas durante todo o ano e, por isso, defendo a terceirização com uma empresa que tenha uma expertise, para que fiquem conosco durante todo o ano”, concluiu.
O parque ficará fechado para visitas devido ao incêndio.
Combate
As operações de combate envolveram 20 brigadistas do ICMBio, 30 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e cinco brigadistas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Conforme o CBMDF, o combate inicial contou ainda com sete viaturas, apoio de duas aeronaves e de um drone. Embora parte das chamas tenha sido controlada, a fumaça se espalhou por diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Até o fechamento desta edição, as equipes trabalhavam para extinguir o fogo. Enquanto as ações de combate ao fogo estiverem acontecendo, o parque permanecerá fechado.
Somente no sábado, os bombeiros contabilizaram 50 focos de incêndio. De janeiro a 10 de setembro, foram registradas 10.213 ocorrências. No ano passado, de janeiro a 31 de agosto, foram 4.180 episódios.
Tempo
O DF enfrentará mais uma semana de calor intenso e tempo seco, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “No decorrer desta semana, o sol deve predominar entre poucas nuvens, sem previsão de chuva. As temperaturas estarão elevadas e a umidade do ar bastante baixa, resultado da atuação de uma intensa massa de ar quente e seco. Durante o dia, essas condições favorecem a formação de névoa seca em algumas áreas do DF”, explica o meteorologista do Inmet Heráclio Alves.
Ontem, a temperatura mínima registrada na capital foi de 16ºC e a máxima chegou aos 32ºC. Hoje, as temperaturas mínimas devem variar entre 12°C e 15°C, nas primeiras horas da manhã. As máximas podem atingir entre 31°C e 34°C, no meio da tarde. A umidade relativa do ar, que atinge 75% no início do dia, deve cair drasticamente à tarde, com mínima prevista de 15%. “Pontualmente, não se descarta a possibilidade de a umidade atingir valores abaixo dos 15%”, alerta.
*Colaborou Letícia Guedes
Saiba Mais
-
Cidades DF Receita apreende R$ 1,8 milhão em mercadorias irregulares durante fiscalização
-
Cidades DF Homem sob efeito de drogas faz mulher e crianças reféns em condomínio no DF
-
Cidades DF Obituário: 37 funerais no DF e Entorno neste domingo; veja lista
-
Cidades DF Dois bombeiros ficam feridos em combate ao incêndio no Parque Nacional