Os dias secos e quentes têm castigado a capital federal. Nesta quinta-feira (5/9), a umidade do ar variou entre 10%, no Gama, e 14%, em Planaltina, passando por 12%, em Brazlândia, e 13%, no Plano Piloto. Devido a essas condições, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho indicando risco de incêndios florestais e impactos à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. A temperatura máxima durante o dia foi de 33°C.
Para esta sexta-feira (6/9), a previsão do Inmet é de umidade em torno de 15% e um alerta amarelo, que indica um menor risco de incêndios florestais e impactos à saúde. A temperatura deve alcançar 32°C.
- DF volta a ficar em alerta vermelho por causa da baixa umidade: 9%
- DF está em alerta vermelho por grande perigo de baixa umidade
Cuidados
A Defesa Civil tem intensificado a divulgação de orientações para evitar problemas de saúde, especialmente em crianças e idosos. O órgão recomenda consumir bastante água, evitar exercícios físicos ao ar livre, entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Além dos problemas respiratórios causados pelas mudanças bruscas de temperatura durante a seca, a exposição prolongada ao sol e à baixa umidade pode levar a desidratação, sangramento nasal e disenteria.
A Defesa Civil acrescenta que umidificar ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, e permanecer em locais protegidos do sol, como áreas com plantas, ajudam a aumentar a umidade no corpo dos indivíduos.
Outras medidas úteis incluem manter uma alimentação leve, preferencialmente com sucos e frutas, usar roupas leves e claras e evitar banhos quentes e prolongados para minimizar os efeitos do clima. Se a pessoa tiver de sair de casa, não pode esquecer de sombrinha, protetor solar e óculos escuros.
A população do Distrito Federal pode receber alertas da Defesa Civil por SMS de forma gratuita, inscrevendo-se através do envio de uma mensagem para o número 40199.