incêndios

Ibaneis sobrevoa Parque Nacional: "fogo está restrito a uma pequena área"

Segundo o governador, o fogo está controlado e ainda há cerca de 400 profissionais trabalhando no abafamento. PMDF reforçou o policiamento nos parques ambientais do DF

Ibaneis sobrevoou área queimada do Parque Nacional -  (crédito: Letícia Mouhamad/CB/D.A Press)
Ibaneis sobrevoou área queimada do Parque Nacional - (crédito: Letícia Mouhamad/CB/D.A Press)

Nesta quarta-feira (18/9), o governador Ibaneis Rocha (MDB) sobrevoou o Parque Nacional de Brasília para avaliar a situação da vegetação, que sofre com queimadas desde domingo (15/9). "Fiquei feliz com a informação do comandante do Corpo de Bombeiros de que o incêndio deste ano, em que pese as condições de fumaça, correspondeu somente a 3,4% do parque. Tivemos anos em que essas queimadas chegaram a até 30%", afirmou. 

Ainda segundo o chefe do Executivo, o fogo está controlado e ainda há muitos profissionais trabalhando no abafamento. "Ele (o fogo) está restrito a uma pequena área. Porém, temos focos de incêndios em quase todo o Distrito Federal. Há cerca de 400 militares trabalhando no combate ao fogo no parque e mais 1,5 mil de plantão nos outros pontos. Vamos torcer para chover", acrescentou. 

Sobre a importância da contribuição da população, Ibaneis ressaltou que se trata de um trabalho de conscientização. "Pedi à comandante da Polícia Militar, Ana Paula, para reforçar o policiamento em todos os parques ambientais do DF e isso já está sendo feito. Esperamos que essa passe o mais rápido possível. Vamos continuar fazendo o monitoramento com a participação da Polícia Civil para identificar os culpados por esse crime, buscando a punição de todos. Isso não pode ser mais admitido", ressaltou. 

Questionado sobre a ajuda federal no combate aos incêndios, o governador adiantou que recebeu uma notícia, nesta manhã, de que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está convocando uma reunião com os governadores para amanhã (19/9), no Palácio do Planalto.

"Eu tinha feito um compromisso de não comparecer mais ao Palácio do Planalto diante de algumas divergências que nós tivemos por lá, mas, como é um caso muito importante para toda a população, estarei presente, caso o convite se confirme, expondo a necessidade da unidade em determinados temas. Temos que afastar disso a questão política", finalizou. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 18/09/2024 14:10
x