Antirrábica

Vacinação contra raiva para cães e gatos ocorrerá neste sábado (14)

A aplicação da vacina ocorre somente nos animais com mais de três meses de vida e fêmeas que não estejam prenhas ou amamentando

Otite, obesidade, erliquiose, gastroenterite e doenças periodontais são algumas das mais registradas em clínicas veterinárias que atendem cães e gatos. -  (crédito: Unsplash/KristaMangulsone)
Otite, obesidade, erliquiose, gastroenterite e doenças periodontais são algumas das mais registradas em clínicas veterinárias que atendem cães e gatos. - (crédito: Unsplash/KristaMangulsone)

Com o intuito de imunizar 300 mil pets contra a raiva, o Governo do Distrito Federal (GDF) começa a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado (14/9).  A aplicação ocorre somente nos animais com mais de três meses de vida e fêmeas que não estejam prenhas ou amamentando. Além do dia 14, a iniciativa continuará nos dias 21 e 28 de setembro nos 157 pontos de imunização em 26 regiões administrativas. 

O endereço das unidades e dos respectivos horários de funcionamento estão disponíveis no site da vacinação . Outra maneira de imunizar o pet é levá-lo no Drive-Thru montado no estacionamento 10 do Parque da Cidade, das 9h às 16h, para os que não têm uma unidade de imunização próxima. 

Vale ressaltar que essa vacinação contra o vírus de raiva nos pets é essencial, visto que ele circula no meio aéreo e pode ocorrer de algum animal silvestre contaminado passar a doença para o cão ou para o gato, trazendo riscos também à saúde humana.  A doença é transmitida principalmente pela saliva de animais infectados, por meio de mordidas, e é quase sempre fatal após o aparecimento dos sintomas.

Para tomar medidas de proteção durante a vacinação do animal, é preciso que os cães estejam com a coleira e os gatos, em caixas de transporte apropriadas. Pets com temperamento agressivo precisam estar com focinheira. 

Outra recomendação válida é que o tutor leve o comprovante vacinal do animal dos últimos anos e, se possível, para aqueles que possuem gato, uma toalha para ajudar na contenção do pet.

Atualmente, 23 unidades da Federação, incluindo o DF, realizam campanhas de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Os dados indicam que, hoje, a cobertura vacinal antirrábica é de 60,4%.

Com informações do Agência Brasília 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 13/09/2024 16:09
x