Fumaça

Fumaça que atinge DF deve permanecer até mudança de vento, diz especialista

As partículas são provenientes de incêndios, seja nas proximidades do DF ou em outros estados, como Minas Gerais e São Paulo

Moradores da capital relataram cheiro forte de queimado devido à fumaça -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
Moradores da capital relataram cheiro forte de queimado devido à fumaça - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

A fumaça que atinge o Distrito Federal neste sábado (7/9) deve permanecer na atmosfera até mudança de vento, que deve acontecer dentro de alguns dias, de acordo com a meteorologista Andrea Ramos. A especialista aponta que as partículas são provenientes de incêndios, seja nas proximidades do DF ou em outros estados, como Minas Gerais e São Paulo. 

"Como os incêndios estão atingindo grandes proporções, à medida em que eles vão subindo, vão ganhando altitude e o vento vai trazendo a fumaça (para cá). O vento deve estar sul, que estava trazendo fumaça de Minas, São Paulo, Mato Grosso", expõe Andrea, que trabalha na Climatempo. 

Segundo a meteorologista, a fumaça reduz a qualidade do ar e, como a atmosfera está estável, ela não tem como se dissipar ou ser transportada para outra região. "Só podem amenizar essa situação a chuva, que não está prevista nos próximos dias, e a mudança de vento no decorrer dos próximos dias", finaliza a profissional.

Moradores da capital relataram cheiro forte de queimado devido à fumaça. O Correio teve acesso a relatos de pessoas que colocaram máscaras dentro de casa para melhorar a respiração, já prejudicada pela baixa umidade relativa do ar.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 07/09/2024 18:52 / atualizado em 10/09/2024 13:54
x