CIDADANIA

Ibaneis visita as obras da nova unidade da Fazenda Esperança

A nova unidade vai atender até 130 homens dependentes químicos em um terreno cedido pelo GDF, em Ceilândia

Governador Ibaneis Rocha visita às obras da comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Ceilândia, e se encontra com o Frei Hans Stapel -  (crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)
Governador Ibaneis Rocha visita às obras da comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Ceilândia, e se encontra com o Frei Hans Stapel - (crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

O governador Ibaneis Rocha visitou o canteiro de obras da segunda unidade da Fazenda Esperança do Distrito Federal, destinada ao tratamento de homens dependentes químicos, na manhã desta sexta-feira (6/9), na zona rural de Ceilândia. 

Durante a visita, o chefe do Executivo local conheceu a obra e teve um encontro com o Frei Hans Stapel, um dos fundadores da Fazenda Esperança, que tem 164 unidades espalhadas por todo o mundo e recuperou mais de 70 mil homens e mulheres. No DF, há atualmente uma casa feminina, localizada em Brazlândia, onde mulheres passam pelo processo de reabilitação. A entidade abriga pessoas com idade entre 18 e 59 anos.

“O trabalho da Fazenda Esperança é conhecido mundialmente. Eles fazem o melhor acolhimento possível e têm um índice de recuperação de usuários muito grande, com percentual acima de outras clínicas terapêuticas, inclusive as do governo. Nós temos que incentivar da melhor maneira possível”, disse o governador, destacando que a entrega da obra é uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Ministério do Desenvolvimento Social. 

Ibaneis afirmou que o governo vai colaborar com tudo que for possível para a obra social sem fins lucrativos. “Vou pedir ao Fernando Leite e ao pessoal da Novacap, que tem bastante experiência com o plantio de árvores no cerrado, para que venham fazer um projeto juntamente à equipe do Frei Hans, para que façam o plantio dessas mudas no próximo período de chuvas”, antecipou. 

Frei Hans explicaou que o espaço vai servir para acolher homens dependentes químicos em um período de um ano. “É um processo bastante longo e espiritual, porque a maior parte dos problemas são profundos, não são tão simples de resolver. Precisa ter uma equipe que saiba escutar, entender e ajudar a superar os traumas, que muitas vezes são muito sérios”, detalhou. 

Governador visita às obras da comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Ceilândia
Governador visita às obras da comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Ceilândia (foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

Em julho do ano passado,  a então governadora em exercício Celina Leão assinou a licença ambiental que autorizou o início das obras da segunda unidade de tratamento de dependentes químicos, no terreno que foi cedido pelo GDF, em Ceilândia. 

O novo espaço será voltado para o acolhimento de homens e terá capacidade para até 130 internos, que terão acesso a tratamento gratuito. 

Queimadas 

O governador também comentou sobre os incêndios florestais que atingem diferentes regiões do DF nas últimas semanas. “Estamos trabalhando com tudo desde o ano passado, com contratação de brigadistas e temos o melhor Corpo de Bombeiros do Brasil. Estamos em uma das piores secas da história do país”, disse. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 06/09/2024 15:38
x