SECURA

DF está em alerta vermelho por grande perigo de baixa umidade

O Inmet emitiu o alerta nesta segunda-feira (2/9), apontando que, entre 13h e 17h, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12% 

 31/08/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. 130 dias sem chuva no DF.  -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
31/08/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. 130 dias sem chuva no DF. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, que indica grande perigo, em relação à baixa umidade do ar, em uma área que abrange o Distrito Federal. O instituto indica que a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 12% entre 13h e 17h. O alerta indica riscos de incêndios florestais e para a saúde, como doenças pulmonares e dor de cabeça. 

Além do alerta vermelho, o laranja também está valendo para o DF, indicando que a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, em um período mais longo do dia, que vai das 13h às 19h. 

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a massa de ar seco e quente vai se intensificar até o sábado (7/9), que destaca que o DF está há mais de quatro meses sem chuva.

“Isso se dá, principalmente, em função do bloqueio atmosférico, que é um centro de alta pressão, que fica em altos níveis, que favorece a presença dessa massa de ar quente”, explica Andrea.   


 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 02/09/2024 12:47
x