Uma operação realizada conjuntamente, nesta terça-feira (27/8), pelas polícias militares de Goiás e do Distrito Federal, Receita do DF e polícia civil capital federal, em dois galpões no Setor Industrial de Ceilândia, encontrou produtos que, segundo as autoridades, foram roubados, furtados e desviados de vários estados. As supostas vítimas seriam comerciantes de Goiás, Minas Gerais e Pernambuco, que sofreram milhões de reais em perdas, além dos prejuízos aos cofres públicos devido à evasão tributária.
De acordo com as investigações, as mercadorias são eletrodomésticos, produtos alimentícios, maquinários e bebidas. Fontes da polícia disseram que, por avaliações preliminares, o carregamentos de vinhos apreendidos pode somar R$ 10 milhões. O valor de todo o resto que estava nos armazéns ainda está sendo contabilizado.
Irregularidade
Auditor da Receita do DF, Mateus Mota afirmou à TV Brasília que a ação começou com uma investigação das polícias que tinha, inicialmente, outra finalidade a qual não quis detalhar. "Só que a Receita do DF foi convidada a participar da operação, pois havia muitas mercadorias envolvidas. E um dos galpões onde os produtos estavam não tem inscrição distrital, o que por si só, é um problema para o dono do local", destacou.
- Leia também: Israel tem feito o suficiente para impedir suposto incitamento ao genocídio de palestinos?
"Vamos apurar para saber se, efetivamente, houve uma infração tributária. Estamos interessados na justiça fiscal, para defender os contribuintes do DF", ressaltou o auditor. Além das apreensões realizadas, um homem foi preso acusado do crime de receptação.