OBITUÁRIO

Morre Gildrede Nascimento, diretora do Centro de Artes de Brasília

A artista plástica Gildrede Nascimento fez parte do centro por mais de quatro décadas. Gil, como era chamada, foi professora na rede de ensino do Distrito Federal e coordenadora do Centro de Artes

Morreu, na noite desta segunda-feira (26/8), a diretora do Centro de Artes da Vila Telebrasília, Gildrede Nascimento. Há dois meses, a artista plástica foi diagnosticada com leucemia/linfoma de células T, um tipo de doença bastante agressiva.

Gil, como era chamada, foi professora na rede de ensino do Distrito Federal e, desde 1978, coordenadora do Centro de Artes. Ao longo da carreira, fez cinco exposições individuais, participou de 73 exposições coletivas e de outras quatro exposições internacionais em Portugal, Suíça, Milão e Miami.

Gil também recebeu dezenas de prêmios, incluindo o 3º lugar do prêmio Brasília de Artes Plásticas e o troféu Mulher Destaque 2018, uma homenagem especial do Instituto de Cultura Brasileira.

A artista plástica era natural de Muritiba, um município na Bahia de quase 30 mil habitantes, a 114 km de distância da capital Salvador.

Ela vai ser enterrada em Brasília nesta quarta-feira (28/8), no cemitério Campo da Esperança.

O Centro de Artes

O Centro de Artes é um espaço de cultura artística que funciona desde 1978 em Brasília. Localizado na Vila Telebrasília, constitui um ponto de referência para os interessados nas artes visuais e artesanais.

Com diversos cursos, o Centro de Artes ajuda a formar pessoas para o mercado de trabalho das artes ou para trabalhar de forma autônoma como pintores, escultores, ceramistas ou desenhistas.

O Centro de Artes, inclusive, formou centenas de alunos que hoje constituem a maioria dos artistas plásticos do Distrito Federal.

Mais Lidas