Robôs

Cães-robôs como o de Alok ajudam na limpeza da rede de drenagem pluvial

O equipamento consiste em um robô quadrúpede que ganha movimento por meio da inteligência artificial (IA) que lhe permite navegar por terrenos com um ponto cego extremamente pequeno

Robôs inteligentes estão sendo utilizados para a limpeza de redes de drenagem de águas pluviais. Dentre os robôs utilizados, está um cão-robô da Unitree Go2, idêntico ao pet robô do DJ Alok.

O equipamento consiste em um robô quadrúpede que ganha movimento por meio da inteligência artificial (IA) que permite navegar por terrenos com um ponto cego extremamente pequeno. O dispostivo ajuda a perceber o ambiente rapidamente, possibilitando decisões mais ágeis em comparação a outras ferramentas.
 
O equipamento colabora com a identificação de problemas nas redes pluviais, como vazamentos, rachaduras, desobstruções, ligações de esgoto não autorizados, entre outros, como explicou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) ao Correio
Além do cão-robô, robôs parecidos com carrinhos de controle remoto também são utilizados na limpeza, auxiliando os funcionários da Novacap. Os equipamentos pertencem a Goldman Soluções em Saneamento, empresa que venceu licitação realizada pelo GDF para oferecer recursos que facilitam a limpeza das redes pluviais. O contrato tem duração de um ano e custou R$ 44 milhões. 
O Correio apurou junto a Goldman Saneamento, empresa responsável pelos equipamento, que o cão-robô utiliza Inteligência Artificial de forma mais avançada. Nas redes sociais a empresa assegura que a autonomia do RoboGold, como o equipamento é chamado, é de 500 à 600 metros de inspeção. 

Cão-robô na segurança

O cão-robô já se firmou no mercado, especialmente na área de segurança pública. Em Nova York o equipamento ajuda no trabalho das forças de segurança em vistorias, patrulhas e atua em situações de alto risco como vazamentos de gás e substâncias tóxicas, além de graves acidentes. 
O equipamento também já foi utilizado em festivais musicais como o Rock In Rio e The Town, para identificar possíveis ocorrências de risco, como incêndios, vazamentos ou outras ações de perigo. 

Cão-robô do Alok 

O animal robô de estimação do DJ Alok é o modelo Go2, da Unitree Robotics. Na página oficial da marca na internet o produto custa $2,800.00, mais de R$15 mil reais. Frequentemente o DJ publica vídeos que mostram como o animal participa da vida da família. O músico frisou, no entanto, que o cão-robô foi comprado para ser usado durante shows.
Há algumas semanas, o Dj Alok publicou um vídeo tocando Hear me now no piano enquanto Zeeba cantava o sucesso. Ao lado, o cão-robô de Alok acompanhava a apresentação. "Aulok pirou no som" disse Zeeba no comentário da publicação. 
 
Em Brasília, durante os preparativos para o grande show de comemoração do aniversário de 64 anos capital federal, em 20 de abril de 2024, Alok também levou o cão-robô para passear em alguns pontos importantes do DF como a Torre de Tv Digital, o CONIC, a Catedral Metropolitana e o Museu da República.
Nas redes sociais, o DJ compartilha a rotina doméstica e as atividades que realiza com o cachorro, que foi chamado de Aulok. Quando o pet robô chegou na família, Alok anunciou "agora somos seis". 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Alok (@alok)


 

Mais Lidas

Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília - Robôs são usados pelo GDF para limpeza da rede pluvais
Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília - Cão-robô utilizado pelo GDF para limpeza da rede pluvais
Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília - Cão-robô utilizado pelo GDF para limpeza da rede pluvais
Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília - Cão-robô utilizado pelo GDF para limpeza da rede pluvais