Articulações

Entenda a configuração das comissões da CLDF após eleição da Mesa Diretora

Distritais criaram novas comissões, como a de Defesa das Mulheres. A liderança do governo será assumida pelo deputado Hermeto (MDB)

Com a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Legislativa (CLDF), haverá mudanças na presidência de comissões da Casa e a criação de novas comissões. Entre elas, destacam-se a Comissão Permanente do Direito das Mulheres e a Comissão de Saúde, que será desmembrada da Comissão de Educação e Cultura.

Inicialmente, havia impasses entre os parlamentares sobre a presidência de algumas comissões, como a Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) e a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF).

Com a ida da deputada Paula Belmonte (Cidadania) para a 2ª vice-presidência, o cargo de presidente da CFGTC ficou vago. Em seu lugar, assume Iolando (MDB), enquanto Paula agora é vice-presidente da CFGTC.

O deputado Hermeto (MDB), com a votação da Mesa Diretora, assumirá a função de líder do governo, anteriormente ocupada por Robério Negreiros (PSD), deixando a presidência da Comissão de Assuntos Fundiários. Ele passará a ser membro da comissão, enquanto Jaqueline Silva (MDB) assumirá a presidência da CAF.

Já Negreiros ficará com a recém-criada 4ª Secretaria. Outras modificações na estrutura das comissões serão formalizadas durante a sessão extraordinária. Para antecipar a eleição da Mesa Diretora, os parlamentares precisaram alterar a Lei Orgânica do Distrito Federal e o regimento interno da CLDF.

Votação

O deputado Wellington Luiz (MDB) foi eleito presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para o biênio 2025-2026. Sua candidatura recebeu 23 votos favoráveis, com uma ausência entre os parlamentares.

Além de Wellington, os parlamentares mantiveram Ricardo Vale (PT) como vice-presidente. Havia a expectativa de que o Partido Liberal (PL), que almejava a vaga, se abstivesse de votar no petista. Apesar das especulações, os parlamentares acabaram apoiando Ricardo Vale.

Modificações em comissões

Thiago Manzoni (PL) permanece como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ);

Eduardo Pedrosa (União) permanece como presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF);

Rogério Morro da Cruz (PRD) assume presidência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no lugar de Dayse Amarílio (PSB);

Chico Vigilante (PT) permanece como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC);

Fábio Felix (PSol) permanece como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDDHCLP);

Jaqueline Silva (MDB) assume presidência da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) no lugar de Hermeto (MDB);

Dayse Amarílio (PSB) assume a recém-criada Comissão de Saúde (CS);

Gabriel Magno (PT) permanece como presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC);

João Cardoso (Avante) assume presidência da Comissão de Segurança (CS);

Daniel Donizet (MDB) permanece como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT);

Iolando (MDB) assume presidência da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC);

Max Maciel (PSol) permanece como presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU);

Pepa (PP) permanece como presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA);

Doutora Jane (MDB) assume a recém-criada Comissão de Direitos das Mulheres (CDM).

Mais Lidas