SUSTO

Onça escala árvore para escapar de queimadas na região do Paranoá; veja

Moradores da região rural do Café Sem Troco chamaram o batalhão ambiental para lidar com o animal. Caso ocorreu na noite de terça-feira (28/8)

Agentes do batalhão ambiental orientaram os moradores a se afastarem e manterem os cachorros presos para não assustar o animal -  (crédito: Divulgação / Batalhão Ambiental PMDF)
Agentes do batalhão ambiental orientaram os moradores a se afastarem e manterem os cachorros presos para não assustar o animal - (crédito: Divulgação / Batalhão Ambiental PMDF)

Na noite desta terça-feira (27/8), os moradores do Café Sem Troco — região rural próximo ao Paranoá, a pouco mais de 50 km do centro de Brasília —, avistaram uma onça parda no alto de uma árvore. Preocupado, um dos moradores ligou para o Batalhão de Policia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA-DF) solicitando o resgate do animal.

De acordo com a BPMA, a onça parda "provavelmente subiu no alto da árvore em busca de se proteger de um grande incêndio florestal ocorrido na segunda-feira (26/8)".

Veja o momento em que os agentes encontram a onça parda:

O Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) da BPMA compareceu ao local e, após analisar o cenário, orientou aos moradores que mantivessem os cachorros presos e se afastassem da árvore — onde a onça parda estava — para que o animal pudesse descer espontaneamente.

"Em conversa com moradores, estes não avistaram mais o animal, reforçando a tese de retorno ao habitat natural", apontou o GOC.

Registros fotográficos mostram o tamanho das garras da onça parda no tronco da árvore, Veja:

  • Marcas das garras de onça parda cravas em árvore
    Marcas das garras de onça parda cravas em árvore Divulgação / Batalhão Ambiental PMDF
  • Marcas das garras de onça parta cravadas em tronco de árvore
    Marcas das garras de onça parta cravadas em tronco de árvore Divulgação / Batalhão Ambiental PMDF
  • Árvore onde onça parda foi localizada, Café Sem Troco, Paranoá
    Árvore onde onça parda foi localizada, Café Sem Troco, Paranoá Divulgação / Batalhão Ambiental PMDF

Cuidados com animais silvestres

A Sargento do batalhão ambiental Fernanda Echamende aponta que ao encontrar um animal silvestre, a população deve entrar em contato com a polícia militar através do número 190.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 29/08/2024 17:53
x