CULTURA

Circuito Interativo de Educação Patrimonial será nesta quarta (28)

Voltado para alunos de escolas públicas do DF, o Circuito Interativo de Educação Patrimonial Filhos da Terra promete contato direto com as tradições populares para reforçar a importância da preservação do patrimônio cultural

Circuito Interativo de Educação Patrimonial Filhos da Terra: Conectando Tradições Populares ao Público Jovem de Brasília -  (crédito: cedido ao correio)
Circuito Interativo de Educação Patrimonial Filhos da Terra: Conectando Tradições Populares ao Público Jovem de Brasília - (crédito: cedido ao correio)

Nesta quarta-feira (28/08), das 14h às 17h, acontece o Circuito Interativo de Educação Patrimonial Filhos da Terra, no Espaço Cultural Renato Russo, com entrada gratuita. O evento é parte do projeto Filhos da Terra e Rede Cultura Game, que no início do primeiro semestre deste ano lançou dois jogos interativos on-line inspirados nos festejos populares Maracatu Rural e Congada. 

Os jogos idealizados pelo fotógrafo Eraldo Peres foram desenvolvidos para aproximar os jovens das tradições populares brasileiras e foram testados por alunos de escolas públicas, oferecendo a eles uma imersão em uma realidade cultural ainda pouco conhecida por muitos. O evento é voltado para estudantes da rede de ensino do DF. 

O Circuito trará para Brasília duas manifestações culturais: o Maracatu Rural Cambida Brasileira, originário de Nazaré da Mata, na zona canavieira de Pernambuco, que possui mais de 100 anos de tradição; e o Moçambique Mamãe do Rosário, de Catalão, Goiás, um dos grupos mais tradicionais de Congada.

Durante o evento, os alunos terão a oportunidade de vivenciar os festejos que anteriormente conheceram por meio dos jogos. As apresentações não só darão vida às experiências virtuais, mas também proporcionarão uma compreensão mais profunda e próxima da realidade dessas ricas manifestações culturais.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 26/08/2024 16:02
x