No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2023, o Distrito Federal ficou abaixo da meta traçada pelo Ministério da Educação (MEC) em três indicadores: anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Médio integrado à educação profissional. No entanto, na avaliação dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o DF superou a meta em quatro pontos (veja resultados abaixo). A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, reconheceu que há desafios a serem superados e lembrou que o Distrito Federal é a única unidade da federação que não conta com uma rede municipal de apoio e, portanto, precisa cuidar de todas as etapas de ensino, da creche ao Ensino Médio.
- Ideb 2023: desempenho nos anos iniciais do ensino do DF avança
- Brasil atinge meta do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental
"O Ensino Médio ainda é preocupante, pois aqui há a possibilidade de emprego e renda aos estudantes, então muita gente acaba deixando a escola para ir trabalhar. Isso é um sinal de alerta de que precisamos reforçar a busca ativa para trazer o aluno de volta para a escola", destacou Hélvia.
A secretária atribuiu a boa colocação do DF nos anos iniciais do Ensino Fundamental à recomposição das aprendizagens realizada em função da pandemia. "Com relação à queda nos índices nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vale lembrar que não houve aprovação automática de alunos como no Ideb anterior", ressaltou.
O Ideb é responsável pelo monitoramento do desempenho das escolas e das redes de ensino avaliando os estudantes por meio de avaliações externas de desempenho cruzadas com dados de fluxo escolar. Variando de 0 a 10, quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb.
A cada 2 anos, os estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio são avaliados pelo Saeb em Leitura e Matemática. Os dados de fluxo escolar (indicador “taxa de aprovação”) são verificados a partir do Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente.
Resultados
O DF ficou acima da meta definida pelo MEC na avaliação dos anos iniciais do Ensino Fundamental com nota 6,4, enquanto a meta era 6,0. Nos anos finais do Ensino Fundamental, onde a meta traçada era 5,5, o DF ficou com nota 5,0.
Para o Ensino Médio, a meta determinada foi 5,2 e o DF atingiu 4,2. No gráfico que mostra o Ideb do Ensino Médio da rede estadual de ensino, a nota do Distrito Federal baixou para 3,7. No levantamento que congrega o Ensino Médio tradicional e o Ensino Médio integrado à educação profissional, a nota do DF também foi 3,7.