A Defesa Civil emitiu um alerta para uma onda de frio no Distrito Federal na noite de segunda-feira (12/8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro-Oeste está sendo impactado por uma massa de ar frio que se desloca por todo o continente sul-americano.
Internautas compartilharam no X (antigo Twitter) as mensagens de texto recebidas sobre o aviso da Defesa Civil. Segundo o Inmet, a previsão é de formação gradual de geada, acompanhando a chegada do ar frio e seco em áreas mais restritas do Centro-Oeste.
Os brasilienses já puderam sentir a queda de temperatura no domingo (11/8), quando a massa de ar frio provocou um resfriamento na capital federal. É a primeira massa de frio do ano a atingir todos os estados do Centro-Oeste e Sudeste do país.
"Alerta de onda frio em todo o DF. Beba água, cuide da hidratação de sua pele, se mantenha agasalhado e aquecido. Em caso de risco, ligue 199", ressalta a Defesa Civil nas mensagens enviadas por SMS.
Defesa Civil hoje não tá de brinks pic.twitter.com/O9FbwMnz14
— Camilla ???? (@_CamillaFerr) August 13, 2024
Defesa civil, você me promete?????
Vou tirar a bota ugg do armário pra usar dendicasa! pic.twitter.com/gfUi4RQn2s— cafezeira (@twitenara) August 13, 2024
Defesa Civil do DF acaba de mandar um alerta de frio. Se agasalhe e se hidrate, diz o alerta.
— Marcos Paulo (@MPdeLimaa) August 13, 2024
Defesa Civil:ALERTA DE ONDA DE FRIO EM TODO O DF, Beba agua, cuide da hidratacao de sua pele, se mantenha agasalhado e aquecido, em caso de risco ligue 199. https://t.co/tfir9PgxsV
— Rafa (@rflls) August 13, 2024
Temperatura
A mínima registrada na manhã desta segunda foi de 8°C, na região do Gama. Apesar da presença do frio pela manhã, à tarde o calor se manifestou, atingindo 31°C ao longo do dia.
A semana inicia-se com alerta laranja para baixa umidade, que é emitido quando os registros podem chegar a 15%. Nesta segunda, a umidade deve variar entre 85% e 15%, segundo o instituto. Com o tempo apresentando-se extremamente seco na capital, urge a necessidade de ingerir líquidos e evitar a prática de esportes ao ar livre nos horários em que o calor pode ser sentido com mais força — das 10h às 16h.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br