CLDF

Distritais adiam decisão sobre composição do Conselho de Ética

Base e oposição não se entenderam sobre a formação do conselho. Impasse deverá ser solucionado nas próximas reuniões dos parlamentares

O entendimento dos parlamentares é de que o tema pode ser debatido em outra ocasião. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/DA Press)
O entendimento dos parlamentares é de que o tema pode ser debatido em outra ocasião. - (crédito: Minervino Júnior/CB/DA Press)

Os parlamentares distritais definiram a composição da Mesa Diretora e das comissões permanentes, mas não chegaram a um consenso sobre a formação do Conselho de Ética. A definição ficou adiada para outras sessões.

Inicialmente, o conselho teria o deputado Hermeto (MDB) como presidente e Eduardo Pedrosa (União) como vice. Os membros seriam Doutora Jane (MDB), Gabriel Magno (PT) e Max Maciel (PSol). O Correio apurou que não houve acordo entre os parlamentares para a deliberação do tema nesta quarta-feira (7/8) na reunião que antecedeu a votação da nova Mesa Diretora.

Apesar disso, não há crise entre os legisladores locais. O entendimento é de que o tema poderá ser deliberado em outra ocasião. A oposição pede que a maioria de seus representantes esteja na Comissão de Ética, enquanto a base governista insiste em ter três parlamentares, em vez de dois.

O deputado Fábio Felix (PSol) continua como presidente do conselho até o fim do ano. Na sessão extraordinária, nesta quarta-feira (7/8), os parlamentares elegeram Wellington Luiz (MDB) como presidente para o biênio 2025-2026, com Ricardo Vale (PT) como 1º vice-presidente e Paula Belmonte (Cidadania) como 2ª vice-presidente.

Modificações

A eleição da nova Mesa Diretora foi realizada quatro meses antes do período tradicional, que seria dezembro. A medida visa desafogar o calendário da CLDF no final do ano.

Para que a modificação fosse possível, os distritais precisaram alterar dispositivos da Lei Orgânica do Distrito Federal e o regimento interno da CLDF. Confira como ficou a nova composição:

- Wellington Luiz (MDB) segue como presidente;
- Ricardo Vale (PT) segue como vice-presidência;
- Paula Belmonte fica com a 2ª vice-presidência;
- 1ª Secretaria fica com Pastor Daniel de Castro (PP);
- 2ª Secretaria fica com Roosevelt Vilela (PL);
- 3ª Secretaria fica com Martins Machado (Republicanos);
- 4ª Secretaria fica com Robério Negreiros (PSD);
- Corregedoria da Casa fica com Joaquim Roriz Neto (PL);
- Ouvidoria ficará com o Jorge Vianna (PSD);
- Liderança de governo fica com Hermeto (MDB).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 07/08/2024 18:56 / atualizado em 07/08/2024 21:43
x