O ano dos brasilienses tem sempre uma certeza: a seca. Atualmente a cidade acaba de ultrapassar os 100 dias sem chuva e ainda não existe uma certeza sobre quando as nuvens irão hidratar as terras candangas. A previsão do tempo para este sábado (3/8) continua a mesma de dias anteriores com tempo ameno e seco, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A temperatura mínima registrada no DF foi de 12 °C em uma manhã típica do inverno brasiliense, em que os ventos faziam a sensação térmica descer para 9 °C. Para a tarde é esperada uma diminuição da nebulosidade e os termômetros podem chegar aos 27 °C.
Em períodos de seca, o que preocupa sempre é a umidade, mas de acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a queda nas porcentagem ainda não são graves. “Os ventos que esfriam também trazem uma certa umidade”, explica. O especialista, contudo, afirma que em algumas regiões um alerta amarelo de atenção já foi acionado. “Pontualmente alguns lugares já terão menos 30% de umidade”, alerta.
A seca permanece
Segundo o meteorologista, não há nenhum horizonte para precipitações em Brasília, a tendência é inclusive a seca se tornar mais acintosa nas próximas semanas. A indicação dos especialistas é se hidratar e evitar o fogo perto de vegetações, afinal com a seca o cerrado corre sério risco de incêndios.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br