TEMPO

Nebulosidade traz sensação de frio ao Distrito Federal nesta sexta

Na manhã desta sexta-feira (2/8), a mínima de 12°C está acompanhada de rajadas de vento

Henrique acorda cedo e não dispensa o cafezinho para se aquecer -  (crédito: Giulia Luchetta)
Henrique acorda cedo e não dispensa o cafezinho para se aquecer - (crédito: Giulia Luchetta)

Quem acordou cedo em Brasília nesta sexta-feira (2/8) pode ter se surpreendido com a nebulosidade intensa que contrasta com as manhãs de céu claro típicas do inverno na capital. A mudança repentina, contudo, não deve durar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura do dia foi 13°C, mas a previsão é de máxima em torno de 28°C. 

“Estamos no inverno, então, há um sistema de alta pressão que predomina na costa do Brasil, e devido a circulação atmosférica, traz umidade do oceano para dentro do continente. Isso causou a formação de nebulosidade na área central do país, mas de forma bastante isolada no Distrito Federal”, explica o meteorologista Cleber Souza. 

Segundo o especialista, o que traz a sensação de frio são as rajadas de vento com velocidade de até 40 km/h, principalmente nas primeiras horas do dia, quando a umidade está mais elevada. Foi registrada, nesta manhã, umidade relativa de 95%, mas, ao longo da tarde, o nível deve ficar abaixo dos 30%.

"Ao longo desse mês de agosto, a tendência é de a temperatura continuar subindo, e de a chuva não chegar", sintetiza Cleber. Com tempo estável, a previsão para o fim de semana é de mínima de 12°C, e máxima de 28°C. "Essa nebulosidade não vai perdurar", acrescenta.

O morador de Ceilândia Henrique Alves, 22 anos, está acostumado com o frio por acordar às 5h30 para trabalhar em um quiosque no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Ele prefere os dias com tempo mais ameno. "De manhã, coloco três blusas, gorro, e meias grossas para sair de casa. Mas acho melhor do que passar calor a tarde toda", diz. "As roupas de frio são mais bonitas. É um tempo mais gostoso para o lazer, também", acrescenta o comerciante, tomando um cafezinho para se esquentar.  

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 02/08/2024 12:09 / atualizado em 02/08/2024 12:09
x