EVENTO

Em evento do TCDF, autoridades debatem implementação da tarifa zero no DF

Representantes do setor de transporte se reuniram durante três dias, quando foram apresentadas experiências de municípios que adotaram o modelo de não pagamento de passagens de ônibus

Em evento do TCDF autoridades discutem implementação da tarifa zero no DF

 -  (crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasília)
Em evento do TCDF autoridades discutem implementação da tarifa zero no DF - (crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasília)

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) debate a implementação da tarifa zero no transporte público durante o Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana (EnceMob), realizado entre 29 de julho até hoje (1º de agosto). No terceiro e último dia do evento, foram apresentadas experiências de municípios que adotaram a gratuidade no transporte público.

Na quarta-feira, o evento contou com a presença de Celso Haddad Lopes, presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá-RJ, e de Carlos de Carvalho, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). As apresentações foram mediadas por Marcelo Balbio, secretário-geral de Controle Externo do TCDF.

Celso Lopes destacou que a tarifa zero deve ser considerada um direito social essencial para quem depende do transporte urbano. Ele compartilhou a experiência de Maricá, que implantou o modelo há uma década, e afirmou que serviços públicos como moradia, educação, saúde e transporte devem ser vistos como investimentos, não apenas como gastos públicos.

O presidente da EPT de Maricá também enfatizou que a implementação da tarifa zero no Distrito Federal não deve ser feita de forma abrupta e universal. Segundo ele, é necessário um planejamento detalhado e estudos prévios para garantir um crescimento gradual e sustentável.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 01/08/2024 17:28 / atualizado em 01/08/2024 17:28
x