Salvamento

Em apenas 8 dias, PMDF salva cinco crianças engasgadas

Os cinco casos de engasgo de crianças foram atendidas por policiais militares. Corporação explica a necessidade dos primeiros socorros

string(47) "https://www.dailymotion.com/embed/video/x92s1p0"

Nos últimos dias, os brasilienses acompanharam diversas notícias pelo site do Correio sobre crianças que se engasgaram e que foram salvas por policiais do Distrito Federal, com uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência pelas forças de segurança.

A pedido do Correio, o porta-voz da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), major Raphael Broocke, e o capitão Leandro explicaram que a corporação tem demonstrado eficiência na realização da manobra em situações envolvendo recém-nascidos.

"O principal cuidado que orientamos aos policiais e às pessoas que nos procuram é manter a calma. Quando falamos de crianças e adultos, a manobra (de Heimlich) é a mesma, com algumas diferenças", explicou o capitão Leandro.

O jornal apresentou o passo a passo da manobra, que pode salvar vidas em casos de engasgo tanto em crianças quanto em adultos. Em todas as situações, é imprescindível acionar o serviço de emergência. Ligue para 190 (Polícia Militar), 192 (SAMU) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Veja vídeo

O especialista Arthur Seabra, clínico geral e coordenador da Emergência do Hospital Santa Lúcia Sul, da Asa Sul, destacou que é importante que a mão dominante, usada para realizar a manobra, bata com firmeza no dorso do bebê, uma vez que apenas massagear não será suficiente para realizar o desengasgo. “Ao virar o bebê de barriga para cima, é necessário fazer massagem cardíaca com 2 dedos (indicador e médio) por 5 vezes,  e aí sim checar se a criança está respirando”, ensinou.

Ocorrências

Nos últimos oito dias, cinco casos de engasgo de crianças foram atendidas por policiais militares. Na segunda-feira (22/7), um bebê de três meses que estava engasgado no Sol Nascente foi salvo.

De acordo com a corporação, durante patrulhamento na Chácara 2, policiais do 10° Batalhão foram alertados por populares sobre uma criança que havia se engasgado com leite materno.

Imediatamente, os policiais foram ao local. O 1° sargento Edilson José Silva pegou a criança dos braços da mãe e realizou manobras, conseguindo fazer com que o bebê expelisse o leite. Veja o vídeo:

Mais Lidas