Em outubro de 2023, Raimundo Cleofás Alves Aristides Júnior, 41 anos, foi denunciado por desobedecer uma ordem de parada, para fugir da Operação Álcool Zero, e acelerar em alta velocidade, atropelando um agente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
No entanto, o Ministério Público (MPDFT) concluiu, nessa quarta-feira (24/7), que o motorista não jogou o carro em direção ao agente, visto que as provas não sustentam a configuração do crime de tentativa de homicídio. O caso aconteceu no Eixo Monumental e resultou na morte de Islan da Cruz Nogueira, 24, que era passageiro da BMW 350i branca, baleada pelos agentes durante a fuga.
Imagens dos fatos e testemunhas revelaram que o condutor não direcionou o veículo propositalmente contra o agente, mas sim para fugir da abordagem policial. Além disso, a investigação apontou que o agente em questão estava ao lado do carro, o que impossibilitaria que motorista o atropelasse intencionalmente.
Dessa forma, o Ministério Público solicitou a desclassificação da conduta do motorista como homicídio, para que o caso seja remetido a uma das Varas Criminais de Brasília, onde serão examinados os demais delitos remanescentes, como desobediência a ordem legal e direção de veículo automotor com capacidade psicomotora alterada.
Veículo baleado
Islan da Cruz Nogueira, morador de São Sebastião, morreu após o veículo ter sido baleado pelos agentes durante a fuga. O óbito foi declarado ainda no local da perseguição, antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). À época do fato, o Correio apurou que o rapaz teve traumatismo craniano.
A reportagem também teve acesso a imagens de como ficou o automóvel, que apresentava cinco marcas de tiro nos vidros traseiro e dianteiro, capô e porta. Na ocasião, a PMDF afirmou que a perseguição se deu porque o motorista estava com evidentes sinais de embriaguez e recusou-se a fazer o teste de alcoolemia.
Questionada sobre a conclusão do MPDFT, a PMDF respondeu que não comenta processos em outra esfera.
Saiba Mais
-
Cidades DF Ibaneis inaugura obras de drenagem e pavimentação no Guará II
-
Cidades DF DF segue em alerta devido à baixa umidade, que pode chegar a 20%
-
Cidades DF Operação desarticula quadrilha de tráfico internacional de armas
-
Cidades DF Distribuidora de bebidas do marido da suspeita de matar vizinha pega fogo
-
Cidades DF Grupo criminoso que furtava veículos e trocava por drogas é alvo de operação
-
Cidades DF Ocorrência no Metrô-DF causa interrupção na circulação de trens em estações