Uma oficina que visa a produção animal e vegetal tem sido alvo de reclamações de policiais militares do Distrito Federal (PMDF). O motivo seria porque o curso está marcado para o período de folga de parte da tropa e não teria relação com a atividade policial.
O curso está marcado para os dias 18 e 19 de julho, durante todo o dia, e visa capacitar policiais militares do Batalhão Rural de Planaltina para "reconhecer as principais características de produção animal e vegetal (setor agropecuário) a fim de melhor servir à comunidade rural do DF e Entorno”.
A reportagem apurou que policiais escalados para o serviço alegam que a oficina não tem nenhuma relação com a atividade policial. “O policial vai produzir? Não somos fazendeiros”, alegou um policial que não quis se identificar.
Os agentes da PM alegam que escalas especiais prejudicam o policial pois ocorrem em inúmeras oportunidades e retiram a folga do policial. Em nota, a PMDF informou que o comando do batalhão adiou a realização do evento devido à “grande demanda de serviço nesta semana em especial com exposição agropecuária, ação de ordem pública, evento religiosa e apoio do Batalhão Rural em evento esportivo no Estádio Nacional” (veja nota abaixo).
Suporte
O defensor dos Direitos Humanos de policiais militares, Carlos Victor Fernandes Vitório, detalhou que a medida priva policiais militares do descanso adequado e afeta diretamente o bem-estar mental dos policiais.
“Garantir o cumprimento rigoroso das folgas é essencial não apenas para a preservação dos direitos dos policiais, mas também para a manutenção de sua saúde mental, essencial para o bom desempenho de suas funções e para a segurança pública como um todo”, destacou.
Veja nota completa
O Batalhão de Policiamento Rural (BPRURAL) é uma Unidade Operacional subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPESP) da PMDF responsável pela execução de policiamento nas áreas rurais.
No ano passado, o Batalhão Rural foi elevado à categoria de Unidade com Encargo de Ensino no âmbito administrativo da PMDF.
Assim, compete ao Batalhão Rural e sua administração realizar cursos e capacitações para dotar seus Policiais Militares de competências e conhecimentos específicos para melhor atuar na sua esfera de atribuições legais.
Alinhado ao plano estratégico e legislação da Corporação, o Batalhão Rural tem buscado interagir com os demais órgãos públicos e privados que atuam em sua área de responsabilidade.
Neste sentido, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), instituição do terceiro setor vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF) e à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ofertou sem ônus para a PMDF uma Oficina de Produção Animal e Vegetal voltada especialmente para os Policiais Militares do Batalhão Rural. O objetivo é capacitar nossos agentes a conhecer a atividade agropecuária e sua cadeia produtiva em detalhe, podendo, por exemplo, reconhecer animais, vegetais e equipamentos vinculados ao setor que são furtados e/ou roubados em propriedades rurais.
Essa educação continuada é fundamental para o aperfeiçoamento dos Policiais Militares e para a prestação de um serviço de qualidade à população.
Por fim, o Comando do Batalhão Rural da PMDF entendeu por bem adiar a realização do evento devido à grande demanda de serviço nesta semana em especial com exposição agropecuária, ação de ordem pública, evento religioso e apoio do Batalhão Rural em evento esportivo no Estádio Nacional.
O Batalhão Rural da PMDF irá oportunamente participar da Oficina ofertada pelo SENAR-DF em um período menos demandado para uma melhor participação de nosso efetivo.
Com respeito,
TC QOPM ADAUTON SANTANA DA CONCEIÇÃO
Comandante do Batalhão Rural da PMDF
Saiba Mais
-
Cidades DF Ibaneis e Celina prestam homenagens a Rodrigo Conti
-
Cidades DF Sala Martins Pena é reformada no Teatro Nacional; veja evolução das obras
-
Cidades DF Homem é encontrado morto com ferimentos de bala em São Sebastião
-
Cidades DF Equipe do médico Rodrigo Conti também morreu em acidente de trânsito
-
Cidades DF Jovem é preso pela Polícia Civil por estuprar irmã durante 7 anos no Itapoã
-
Cidades DF Buriti realiza investimento para melhorar climatização de hospitais