Procon

Brasilienses podem registrar denúncias no Procon pela internet

Agora os brasilienses também poderão fazer as denúncias de casa

Os consumidores brasilienses já podem recorrer ao serviço do Procon pela internet. O órgão passou a contar com um sistema eletrônico para abrir denúncias e reclamações desde 15 de março deste ano, no Dia do Consumidor. Agora, a entidade conta com o Sistema de Peticionamento Eletrônico (Sispe) do Governo do Distrito Federal (GDF), que permite o registro de reclamações no Procon.

Desde então, o cidadão já pode registrar as ocorrências pela internet de qualquer lugar. A plataforma ampliou e facilitou o acesso do consumidor, que, anteriormente, só podia fazer a abertura de reclamações em uma das dez unidades físicas do Procon-DF ou via e-mail.

O diretor do Procon, Marcelo Nascimento, destaca que diversos empecilhos fazem com que o cidadão não notifique o órgão de seus problemas que envolvam bens e serviços. "A gente quer facilitar a vida do consumidor para que ele não deixe isso passar, para que acabe aquela dor de cabeça, enquanto a gente cuida desse problema para ele”, afirmou.

Nascimento acredita que com esse mecanismo facilitando a vida do cidadão, os registros aumentarão. Até julho de 2024, já foram registradas mais de 2 mil reclamações, além de 16.295 consultas no sistema eletrônico do instituto. Em 2023, foram registradas em torno de 24 mil reclamações, com cerca de 72% de resolução pelo órgão. A instituição também serve para consultas de auxílio aos consumidores, que chegou a quase 50 mil no ano passado.

O consumidor também pode registrar sua queixa de forma presencial em qualquer um dos postos do Proncon no DF, onde um servidor inserirá a reclamação formal imediatamente no sistema. O prazo de resposta são de 20 dias.

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