previsão do tempo

Julho começa com alerta para baixa umidade, que pode chegar a 20%

Espera- se que o mês seja marcado por um fenômeno conhecido como amplitude térmica, isto é, temperaturas muito baixas durante a manhã e altas no decorrer da tarde. Diante do tempo seco, recomendação é manter a hidratação

Seja bem-vindo, julho! Se você ainda não começou a cumprir as metas estabelecidas em janeiro, fica o aviso: já estamos na metade do ano. Corra!

Para este mês, vale deixar outro alerta: o Distrito Federal está sob alerta amarelo, que indica perigo potencial devido ao tempo seco. Nesta segunda-feira (1º/7), por exemplo, espera-se que a umidade mínima atinja os 20%, condição considerada preocupante.

Além disso, a expectativa é que os próximos dias sejam marcados por um fenômeno conhecido como amplitude térmica, isto é, temperaturas muito baixas durante a manhã e altas no decorrer da tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Hoje, a temperatura mínima foi de 9,8º na estação de Águas Emendadas, em Planaltina; e a máxima pode chegar ao 29ºC no DF. Já a umidade máxima deve bater os 85%. No Plano Piloto, os termômetros registraram mínima de 11,2ºC e a máxima pode alcançar os 27ºC; a umidade fica entre 20% e 80%.

Vale lembrar que, em junho, os termômetros marcaram temperaturas mínimas abaixo do esperado. Na última sexta (28), por exemplo, Planaltina registrou 7,3ºC, a menor temperatura do ano. Como estamos no inverno, a tendência é que estiagem permaneça — Brazlândia está há 80 dias em chuva — e que o frio seja ainda mais intenso, visto que massas de ar frio podem, eventualmente, atingir o DF. Então, não há desculpas para sair de casa sem casaco. Já os ventos devem se manter de fracos a moderados. 

Para os próximos dias, não são esperadas grandes mudanças, então, a semana deve ser de frio nas madrugadas e manhãs e calor durante a tarde, conforme informou a meteorologista do Inmet Andrea Ramos. 

Alerta

Devido à baixa umidade, vale tomar alguns cuidados para evitar problemas de saúde: manter boa hidratação; hidratar periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico, utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade; manter adequada limpeza dos ambientes; e dar preferência a refeições leves. Além disso, deve-se evitar fazer atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.

Ter atenção ao manuseio de fogo também é fundamental, para evitar incêndios e queimadas. "É tempo de usar o guarda-chuva para proteger do sol", resumiu Andrea. 

Mais Lidas