DIVERSIDADE

Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ será neste domingo (28/7) em Brasília

Com tema "60 + Orgulho" na 25ª edição, a terceira maior parada da diversidade no país reivindica visibilidade e inclusão da terceira idade LGBT. Esta é a primeira vez que um evento em prol da diversidade tem esse foco no Brasil

 03/07/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Parada LGBT na Esplanada dos Ministérios. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
03/07/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Parada LGBT na Esplanada dos Ministérios. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Neste domingo (28/7), Brasília ganhará as cores do arco-íris com a passagem da 25ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. O evento, organizado pela Associação Brasília Orgulho, celebra 28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT. Neste ano, o movimento terá como tema “60+ Orgulho. Terceira idade LGBT: visibilidade, inclusão e políticas públicas”. Esta é a primeira vez que um evento em prol da diversidade tem esse foco no Brasil.

A concentração do público está marcada para as 14h em frente ao Congresso Nacional. Para quem quiser chegar mais cedo, o coletivo organizador da parada realizará, a partir das 12h30, o Pic Pride, com a drag Larissa West. Será um pic-nic de recepção na Biblioteca Nacional de Brasília.

Em seguida, a partir das 16h, os trios vão subir pela via N1, dar a volta na Feira da Torre/Eixo Ibero Americano e descer a S1 até o Museu, com previsão de terminar às 22h. 

O show da cantora a Pepita acontece às 17h30, no Trio do Distrito Drag, o terceiro da marcha. E às 19h, no segundo trio, da Drag Pikineia e do Brasília Orgulho, Lia Clark se apresenta. 

Tradição

A parada do orgulho da capital federal teve sua primeira edição em 1998. É a terceira mais antiga do Brasil, atrás somente do Rio de Janeiro e de São Paulo – que começaram em 1995 e 1997, respectivamente. 

De acordo com a Brasília Orgulho, a temática foi escolhida dar voz às pessoas que, depois dos 60 anos de idade, podem compartilhar como foram suas vivências como pessoas LGBT em tempos de ainda mais estigmas e preconceito. Com isso, a organização pretende "desconstruir a ideia comum entre jovens de que chegar à terceira idade seja algo amedrontador e anulador de relações amorosas, sonhos e realizações em diversos âmbitos."

Entre as atrações, haverá o trio do Distrito Drag, com participação da Pepita, Mike, Ella Nasser, Nicolas Magalhães, e das drag queens Day Mahara, Larissa West, Pérola Negra, Gabrielly Ganash e Naomi Leakes. Haverá também o Trio da Pikineia com Lia Clark. 

Uma das novidades desse ano é a iniciativa Sephora Pride. A rede de cosméticos oferecerá maquiagem gratuita, mediante agendamento, nas unidades do ParkShopping e do Iguatemi Brasília para os participantes no dia do evento. 

Em função da parada, o Metrô funcionará, excepcionalmente, até às 22h (aos domingos ele fecha às 20h). 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 27/07/2024 22:07 / atualizado em 28/07/2024 15:21
x