Economia

Varejo ampliado do DF tem desempenho melhor que a média nacional

Pesquisa da CDL-DF mostra que, de janeiro a maio de 2024, as vendas cresceram 9,4%, em relação ao mesmo período do ano passado, na capital do país. No Brasil, a variação foi de 4,8%

O DF está em um movimento de recuperação desde o ano passado, segundo o presidente da CDL-DF -  (crédito:  Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
O DF está em um movimento de recuperação desde o ano passado, segundo o presidente da CDL-DF - (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que as vendas do varejo ampliado, que incluem todas as segmentações, no acumulado do ano, cresceram 9,4% comparando o desempenho de janeiro a maio de 2024 e o mesmo período do ano anterior.

Ainda de acordo com o levantamento, o desempenho ficou acima da média nacional, que registrou um aumento de 4,8% no mesmo recorte. A pesquisa também apontou que as vendas do varejo ampliado no DF tiveram um aumento de 0,8% em relação ao mês de abril. 

Além disso, a CDL-DF também destacou que, no comparativo entre o período de janeiro a maio deste ano e de 2023, observou-se um crescimento no número de vagas criadas na capital do país — registrando um saldo de 24 mil vagas formais. 

Para o presidente da CDL-DF, Wagner da Silveira, os números mostram que o DF está em um movimento de recuperação desde o ano passado e isso tem se refletido positivamente no ambiente de negócios. “Crescemos acima da média nacional em quase todos os segmentos do varejo e ainda estamos em um período favorável na criação de vagas de trabalho”, avaliou.  

Silveira ressaltou que a sondagem realizada pela CDL-DF também aponta otimismo em relação às vendas para o mês de julho. “O levantamento mostra que 66% dos comerciantes se veem confiantes com as vendas para o período. Ainda sobre a sondagem, 40% dos entrevistados, acreditam que vendas para o Dia dos Pais serão maiores em 2024”, argumenta o presidente da entidade.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 19/07/2024 13:46 / atualizado em 19/07/2024 13:46
x