CONSUMIDOR

Confira as dicas do Inmetro na hora de comprar um berço; veja vídeo

Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a A escolha do berço, um dos itens mais importantes do enxoval, deve ser feita com atenção e cuidado, priorizando sempre a segurança do bebê

A Portaria Inmetro nº 143/2021 traz o regulamento técnico da qualidade e os requisitos de avaliação da conformidade para berços infantis -  (crédito: Freepik)
A Portaria Inmetro nº 143/2021 traz o regulamento técnico da qualidade e os requisitos de avaliação da conformidade para berços infantis - (crédito: Freepik)

A chegada de um bebê é um momento de grande alegria para toda a família. Mas, ao lado da felicidade, vem a responsabilidade de garantir a segurança do pequeno. A escolha do berço, um dos itens mais importantes do enxoval, deve ser feita com atenção e cuidado, priorizando sempre a segurança do bebê.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é responsável por garantir a segurança de diversos produtos, incluindo os berços infantis. Por meio de normas rigorosas e testes criteriosos, o Inmetro certifica aqueles que atendem aos requisitos mínimos de segurança, proporcionando tranquilidade para as famílias. É o caso da Portaria Inmetro nº 143/2021, que traz o regulamento técnico da qualidade e os requisitos de avaliação da conformidade para berços infantis.

Cuidados mínimos que um berço deve ter na produção

  • Ser feito por materiais que não causam riscos de corte ou de contaminação tóxica;
  • Não apresentar espaços ou pontos de compressão que ofereçam risco de estrangulamento, sufocamento ou amputação de membros do corpo do bebê;
  • Ter espaçamentos entre a base do berço (estrado), sua lateral e suas extremidades não superiores a 25 milímetros;
  • Garantir um espaçamento das grade laterais de até 65 milímetros.

Por que escolher um berço certificado pelo Inmetro?

  • Segurança: Os berços certificados pelo Inmetro passam por testes rigorosos que garantem a ausência de riscos de corte, sufocamento, estrangulamento ou amputação de membros do bebê.
  • Qualidade: Os materiais utilizados na fabricação dos berços certificados são atestados quanto à sua qualidade e toxicidade, garantindo a saúde do bebê.
  • Tranquilidade: Ao escolher um berço certificado, você tem a certeza de que está oferecendo o melhor para o seu filho, proporcionando noites de sono tranquilas e seguras.

Como identificar um berço certificado pelo Inmetro?

  • Selo de identificação da conformidade: Procure pelo selo do Inmetro no berço. Este selo garante que o produto foi testado e aprovado pelo instituto.
  • Registro no Inmetro: Verifique se o berço está registrado no site do Inmetro.
  • Manual de instruções: Leia atentamente o manual de instruções do berço para garantir o uso correto e seguro do produto.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/07/2024 18:04 / atualizado em 17/07/2024 18:09
x