Uma oficina que visa a produção animal e vegetal tem sido alvo de reclamações de policiais militares do Distrito Federal (PMDF). O motivo seria porque o curso está marcado para o período de folga de parte da tropa e não teria relação com a atividade policial.
O curso está marcado para os dias 18 e 19 de julho, durante todo o dia, e visa capacitar policiais militares do Batalhão Rural de Planaltina para "reconhecer as principais características de produção animal e vegetal (setor agropecuário) a fim de melhor servir à comunidade rural do DF e Entorno”.
A reportagem apurou que policiais escalados para o serviço alegam que a oficina não tem nenhuma relação com a atividade policial. “O policial vai produzir? Não somos fazendeiros”, alegou um policial que não quis se identificar.
Os agentes da PM alegam que escalas especiais prejudicam o policial pois ocorrem em inúmeras oportunidades e retiram a folga do policial. Em nota, a PMDF informou que o comando do batalhão adiou a realização do evento devido à “grande demanda de serviço nesta semana em especial com exposição agropecuária, ação de ordem pública, evento religiosa e apoio do Batalhão Rural em evento esportivo no Estádio Nacional” (veja nota abaixo).
Suporte
O defensor dos Direitos Humanos de policiais militares, Carlos Victor Fernandes Vitório, detalhou que a medida priva policiais militares do descanso adequado e afeta diretamente o bem-estar mental dos policiais.
“Garantir o cumprimento rigoroso das folgas é essencial não apenas para a preservação dos direitos dos policiais, mas também para a manutenção de sua saúde mental, essencial para o bom desempenho de suas funções e para a segurança pública como um todo”, destacou.
Veja nota completa
O Batalhão de Policiamento Rural (BPRURAL) é uma Unidade Operacional subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPESP) da PMDF responsável pela execução de policiamento nas áreas rurais.
No ano passado, o Batalhão Rural foi elevado à categoria de Unidade com Encargo de Ensino no âmbito administrativo da PMDF.
Assim, compete ao Batalhão Rural e sua administração realizar cursos e capacitações para dotar seus Policiais Militares de competências e conhecimentos específicos para melhor atuar na sua esfera de atribuições legais.
Alinhado ao plano estratégico e legislação da Corporação, o Batalhão Rural tem buscado interagir com os demais órgãos públicos e privados que atuam em sua área de responsabilidade.
Neste sentido, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), instituição do terceiro setor vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF) e à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ofertou sem ônus para a PMDF uma Oficina de Produção Animal e Vegetal voltada especialmente para os Policiais Militares do Batalhão Rural. O objetivo é capacitar nossos agentes a conhecer a atividade agropecuária e sua cadeia produtiva em detalhe, podendo, por exemplo, reconhecer animais, vegetais e equipamentos vinculados ao setor que são furtados e/ou roubados em propriedades rurais.
Essa educação continuada é fundamental para o aperfeiçoamento dos Policiais Militares e para a prestação de um serviço de qualidade à população.
Por fim, o Comando do Batalhão Rural da PMDF entendeu por bem adiar a realização do evento devido à grande demanda de serviço nesta semana em especial com exposição agropecuária, ação de ordem pública, evento religioso e apoio do Batalhão Rural em evento esportivo no Estádio Nacional.
O Batalhão Rural da PMDF irá oportunamente participar da Oficina ofertada pelo SENAR-DF em um período menos demandado para uma melhor participação de nosso efetivo.
Com respeito,
TC QOPM ADAUTON SANTANA DA CONCEIÇÃO
Comandante do Batalhão Rural da PMDF
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br