Saúde

Buriti realiza investimento para melhorar climatização de hospitais

Vice-governadora anuncia instalações de ares-condicionados em unidades médicas. Governo destinou R$ 2,4 milhões para compra

Celina Leão acompanha a primeira entrega dos aparelhos ao Hmib -  (crédito: George Gianni/Ascom VGDF)
Celina Leão acompanha a primeira entrega dos aparelhos ao Hmib - (crédito: George Gianni/Ascom VGDF)

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os hospitais públicos da capital federal receberão, nos próximos dias, 600 aparelhos de ar-condicionado, parte de uma compra recém-feita pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Desse total, a vice-governadora Celina Leão (PP) encaminhou, nesta terça-feira (16/7), 130 unidades ao Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A intenção do Executivo local, de acordo com o Palácio do Buriti, é que toda a rede pública de saúde tenha equipamentos do tipo. Os ares-condicionados que não foram enviados ao Hmib estão armazenados no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Celina destacou que a medida é essencial tanto para os profissionais de saúde quanto para a população, que utiliza os serviços públicos dessa área no DF. "Estamos com a expectativa de ter 100% de toda a rede equipada. Houve um estudo técnico para que pudéssemos fazer a compra (adequada) desses aparelhos, porque alguns hospitais e unidades precisavam de ajustes na parte elétrica", explicou a vice-governadora.

"Estamos melhorando também a suficiência energética de muitos hospitais. Serão mais de mil aparelhos (em toda a rede), e começamos hoje (terça-feira, 16/7) pelo Hmib, que é um hospital bastante sensível porque cuida das nossas crianças. Tenho certeza de que conseguiremos suprir a rede de saúde", acrescentou Celina Leão.

O subsecretário de Infraestrutura da SES-DF, Leonidio Neto, disse que o Executivo gastou R$ 2,4 milhões para adquirir, no total, 1.018 ares-condicionados que, segundo ele, são essenciais para a melhoria na qualidade do atendimento. "Consequentemente, vamos atender os CAPS, UBSs e demais serviços (de saúde), entregando os aparelhos. Esses ares-condicionados são de suma importância, visto que também ajudarão a quem está na linha de frente (médicos, enfermeiras e atendentes). O intuito é que toda a rede seja beneficiada com os aparelhos", afirmou Neto.

Atendimento

A diretora de Atenção à Saúde do Hmib, Andréia Araújo, destacou a importância dos aparelhos de ar-condicionado para o funcionamento do hospital. Segundo ela, a climatização é fundamental em áreas hospitalares críticas, como a radiologia e o centro cirúrgico. "Outros setores também serão beneficiados com a climatização, tanto para os usuários quanto para os profissionais que atuam no hospital", pontuou.

Ela ainda explicou que o uso dos equipamentos não se limita apenas a essas áreas, mas também melhora significativamente a qualidade do ambiente em diversas partes do hospital. "Em alguns espaços dentro do Hmib, há locais bastante abafados devido à ausência de janelas, por exemplo. Com esses equipamentos garantiremos um conforto maior para todos nós que trabalhamos aqui", afirmou Andréia.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/07/2024 06:00
x